Dicas para manter o bem-estar durante o inverno

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Dicas para manter o bem-estar durante o inverno

Durma
As noites longas fazem do inverno a altura perfeita para pôr o sono em dia. A maioria das pessoas não dorme as 7 a 9 horas recomendadas por noite. Aproveite ao máximo as noites compridas e deite-se cedo. Dormir bem é algo que tem um impacto profundo no seu humor e na forma como executa as suas tarefas diárias, para além de ser vital para o seu bem-estar.

Coma para aquecer
Agasalhar-se com lãs e roupas quentes de inverno é uma forma de manter o corpo quente e confortável, mas há alguns alimentos que também podem ajudá-lo a aumentar a temperatura. As sopas e as bebidas quentes são opções que nos atraem naturalmente nesta época do ano, há também alimentos que estimulam a produção de calor mais do que outros. Ingredientes fortes, como o gengibre, o piripíri, a pimenta e o alho apoiam a circulação e ajudam o corpo a gerar calor.
A tosse e as constipações são normais nesta altura, por isso assegure o reforço do seu sistema imunitário, consumindo bastantes legumes de folha verde e frutas ricas em vitamina C, como por exemplo, laranjas, toranjas, morangos e tomates.

Ar livre
O conforto do lar é bem mais apetecível durante os meses de inverno, mas apanhar ar todos os dias é importante para manter o bem-estar, uma vez que o corpo precisa da luz do sol para produzir vitamina D – essencial para manter ossos e dentes saudáveis.
O corpo consegue produzir esta vitamina mesmo quando não há sol, basta estar exposto à luz do dia. Sair para dar um pequeno passeio todos os dias vai ajudá-lo a manter os níveis de vitamina D atestados.

Proteja-se dos elementos
O tempo de inverno associado ao ar condicionado pode deixar a pele bastante baça; não negligencie a pele apenas porque está escondida debaixo de várias camadas de roupa. Resolva o problema da pele seca começando por exfoliar as células mortas e aplicando, de seguida, um creme hidratante rico. Pode parecer estranho falar no danos provocados pelo sol quando está frio mas, o certo é que os raios UVs continuam a penetrar a pele, mesmo nos dias encobertos, por isso use um creme hidratante com FPS, para proteger a pele e manter as rugas à distância.

Mantenha-se em movimento
Não tem de abandonar a sua rotina de exercício físico só porque está frio. Agasalhe-se bem para dar um passeio rápido ou experimente atividades divertidas de inverno, como patinar no gelo ou esquiar. O tempo frio obriga o organismo a queimar mais calorias para manter a temperatura corporal. Se sair para a rua, quando está vento ou a chover não o atrai mesmo nada, experimente manter a forma em casa, fazendo exercício físico usando a Wii ou seguindo um programa de boa forma disponível em DVD.

pt-PT | 20-07-2019 06:49:38 | NAMP2HLASPX04