Qual é a quantidade de proteína ideal para si?

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Qual é a quantidade de proteína ideal para si?

A quantidade de proteína necessária por dia, depende de uma série de fatores (entre eles, do peso e da massa muscular) e não apenas do facto de ser homem ou mulher.

Se as necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, porque não a proteína? Afinal, somos todos de tamanhos diferentes e a nossa composição corporal é altamente variável, por isso, é lógico afirmar que as necessidades de proteína também variam, e muito. Afinal de contas, um homem com 100 kg, que trabalhe na área da construção e que faça musculação, não pode ter as mesmas necessidades proteicas que um bancário de 68 kg, que passe a maior parte do dia sentado e que não pratique desporto.

A proteína desempenha um papel importantíssimo na manutenção da massa corporal magra (basicamente, tudo o que não é gordura no corpo), por isso a quantidade de proteína que deve ingerir todos os dias depende, em parte, da massa magra que tem. O ideal é fazer uma avaliação corporal (algumas balanças já fornecem estes dados) para saber o valor da sua massa corporal magra. A partir daí, será fácil determinar que quantidade deve consumir, (cerca de 2 gramas de proteína por quilo de massa corporal magra).

É possível também avaliar as suas necessidades de proteína sem a balança, com base apenas no seu peso corporal atual. Não é o método perfeito, porque não leva em conta a massa muscular, mas pelo menos, permite adaptar a quantidade de proteína às dimensões do seu corpo.

    Como calcular as suas necessidades proteicas:
  • Quilogramas: Multiplique o seu peso corporal por 1,5

O número obtido é a quantidade razoável de proteína, em gramas, que deve ingerir todos os dias.

Assim, uma mulher com 64 kg deve ingerir cerca de 100 gr de proteína por dia; um homem com 110 kg deve tentar consumir, pelo menos, 150 gr de proteína por dia.

por Susan Bowerman MS, RD, CSSD, nutricionista e especialista em nutrição da Herbalife.

pt-PT | 20-07-2019 07:02:24 | NAMP2HLASPX01