O que comer para obter uma pele saudável

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O que comer para obter uma pele saudável

“A pele é um dos primeiros elementos que as pessoas reparam – e o estado da sua pele é, por si, só revelador do cuidado que tem, ou não, com a alimentação. Uma dieta equilibrada não é mais do que uma abordagem “de dentro para fora” para uma pele saudável. Quanto maior for o seu bem-estar por dentro, mais visível este será por fora.


Borbulhas

As borbulhas e o acne são comuns nos adolescentes devido às alterações hormonais, mas as borbulhas podem aparecer em adultos também. No passado, acreditava-se que certos alimentos provocavam borbulhas, especialmente os alimentos preferidos dos adolescentes, como chocolate, pizza e outro tipo de comida rápida. No entanto, recentemente tem-se vindo a mudar de opinião, passando a associar o facto com a alimentação geral de uma pessoa, especialmente ligado ao tipo e quantidades de hidratos de carbono consumidos.

Evite hidratos de carbono brancos e com açúcar que são altamente processados e refinados. Os culpados mais comuns são alimentos como os doces, pão, massa e arroz brancos e o puré de batata.


Exposição solar, rídulas e rugas

A textura e elasticidade da pele são determinadas, em grande parte pela proteína, colagénio e elastina existentes por baixo da superfície da pele. Tudo o que possa danificar estas proteínas pode dar origem ao aparecimento de rídulas e de rugas, algo que pode dar-lhe uma aparência mais envelhecida.

Um dos motivos pelo qual é importante proteger a pela da exposição solar é o facto dos raios ultravioleta (UV), provenientes do sol, estimularem a produção de radicais livres, que por sua vez, danificam o colagénio e a elastina.

É aqui que entra a alimentação. Certos alimentos, como a fruta e os legumes contêm vitaminas, como a A e a B2, que contribuem para a manutenção normal da pele. Fornecem também minerais, como o selénio, magnésio, zinco e cobre, que contribuem para a proteção das células contra oxidações indesejáveis. Manter as células da pele hidratadas é também importante, pois ajuda à absorção de nutrientes e à expulsão de toxinas no organismo (através da transpiração, por exemplo). A melhor forma de garantir a hidratação é bebendo 6 a 8 copos de água por dia.


Alimentos que promovem uma pele de aspeto saudável

  • O peixe é uma excelente fonte de proteína, que o organismo utiliza para produzir colagénio e elastina. Aumentar o consumo de peixe vai também ajudar a atingir os 30% de proteína do total de calorias ingeridas por dia, como recomendado na Filosofia da Nutrição Herbalife.
  • Os hidratos de carbono “bons”, como os provenientes dos legumes, fruta e cereais integrais são seus amigos! Procure eliminar os hidratos de carbono “brancos” e os açúcares da sua alimentação tanto quanto possível e, substitua-os por hidratos de carbono “bons”.
  • A fruta e os legumes coloridos obtêm grande parte da sua cor a partir de componentes denominados carotenoides. Alguns são convertidos em vitamina A, necessária à reprodução celular – uma função vital para o bem-estar da pele. Uma série de frutos e legumes são também boas fontes de vitamina C, necessária ao organismo para a produção de colagénio. Os frutos secos e as sementes, como as amêndoas, avelãs, linhaça e chia fornecem gorduras essenciais, como o Ómega 3, para além de proteína.
  • A Hidratação é essencial ao organismo (incluindo às células da pele), ajudando também à circulação de nutrientes e à expulsão de resíduos. Quando pratica exercício físico ou está muito calor este fator torna-se crucial, uma vez que com a transpiração o corpo depende dos fluidos para remover os resíduos da pele.

Experimente incluir linhaça ou chia (para obter Ómega 3) manga (vitamina C) e folhas de espinafre (carotenoides) no seu batido matinal, para obter uma boa combinação para a pele!”


por Susan Bowerman, MS, RD, CSSD. Diretora de Formação em Nutrição da Herbalife.

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
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pt-PT | 21-08-2017 15:57:20 | NAMP2HLASPX01