Dicas de beleza para quem vive na cidade

Print
Dicas de beleza para quem vive na cidade

Vive num ambiente urbano? As cidades têm os seus encantos, mas uma das desvantagens pode ser os efeitos da poluição na pele. Seguem-se 7 dicas para lidar com o que eu apelido de “poluição da pele”.


O que é a poluição?

A poluição revela-se de diferentes formas: a poluição visível, que pode ser removida da pele com um pano, e a poluição em forma de gás, como o dióxido de azoto, enxofre e monóxido de carbono. Seja o que for a que esteja exposto, todas as formas de poluição impregnam-se na pele, criando uma barreira em nada saudável.

A poluição pode ser responsável pela pele seca, baça, obstrução de poros, algumas reações alérgicas, irritações da pele, sensibilidade, inflamação e envelhecimento precoce, apenas para citar alguns exemplos. Áreas como o rosto, pescoço e mãos são frequentemente as mais afetadas, por estarem regularmente expostas à poluição.

A poluição é proveniente de fontes existentes dentro e fora de casa. Exemplos de poluição interior incluem fumo de tabaco, ácaros, bolor, fuligem de fogões a lenha e lareiras, purificadores de ambiente e sprays químicos (por exemplo, spray de cabelo, polimento de móveis e perfumes), que podem secar e irritar a pele. Para o evitar, melhore a qualidade do ar em geral, permitindo que ar fresco circule pela casa sempre que possível. Arejar a casa vai ajudar a diluir os níveis de poluição, algo que pode ser bastante benéfico para a sua pele. É claro que, se viver numa zona muito poluída, deve tentar manter o ar em sua casa o mais limpo possível.

Poluentes exteriores surgem na forma de fumo, sujidade, poeira, fumo dos escapes de automóveis, óxido nitroso, metais tóxicos, como mercúrio e chumbo, amoníaco, entre outros. Estes poluentes aumentam a quantidade de radicais livres no meio ambiente. Estudos têm demostrado que os radicais livres danificam e provocam o envelhecimento da pele, danificando as células ao longo do tempo através da oxidação.


Como combater os efeitos negativos da poluição na pele:

  1. Lavar e voltar a lavar
  2. O primeiro passo é remover os poluentes e a sujidade da pele através de uma limpeza adequada. Quem vive em áreas altamente poluídas, poderá fazer uma " limpeza dupla".

    Escolha um gel de limpeza sem sulfatos, adequado ao seu tipo de pele e, faça uma limpeza profunda para remover resíduos na derme, como maquilhagem, sujidade, excesso de oleosidade ou químicos que possam ter estado em contacto com a pele. Feita esta primeira limpeza, aconselho a efetuar outra limpeza rápida para garantir a limpeza da pele e a remoção de todas as impurezas. Se os poros estiverem frequentemente obstruídos, é provável que surjam algumas borbulhas na pele. Tome isto como um sinal para limpar a pele ainda melhor.

  3. Livre-se da poluição
  4. Uma exfoliação regular pode ajudar a proteger a pele contra os efeitos negativos que a poluição provoca na pele, como uma tez seca e sem brilho. Um bom exfoliante vai ajudar a limpar os poros em profundidade, removendo a oleosidade e resíduos de sujidade.

  5. Aposte nos antioxidantes
  6. Os antioxidantes ajudam a afastar os danos dos radicais livres e podem contribuir para uma pele com aparência saudável. Pode beneficiar de antioxidantes, quer através do consumo (os mirtilos são uma ótima fonte) ou da aplicação de produtos de cuidados com a pele que os contêm. Procure cremes de limpeza, hidratantes, e séruns com vitaminas C e E, já que estes ajudam a combater a poluição existente nos ambientes urbanos.

  7. Use um bom hidratante
  8. Os cremes hidratantes para além de hidratarem proporcionam apoio antioxidante, ajudando a criar uma barreira de proteção na pele.

  9. Evite as horas de ponta
  10. Nas horas de ponta existem mais carros a circular, se possível, tente proteger a pele evitando as zonas mais poluídas.

  11. Use protector solar
  12. Não há razões para não usar um protetor solar sempre que anda na rua. Mesmo quando o sol não parece estar forte, os raios UV continuam a causar danos na pele.

  13. Mantenha os níveis de hidratação
  14. A água é ótima para o corpo e para a pele. Ao beber mais água, vai permitir à pele manter-se hidratada. Experimente comer fruta fresca com elevado teor de água e que seja rica em antioxidantes. Por exemplo, citrinos, melancia ou maçãs são snacks deliciosos e hidratantes.


É quase impossível evitar a poluição na sua totalidade, mas ao seguir estas dicas conseguirá reduzir alguns dos danos provocados à pele.


Por Jacquie Carter, especialista em beleza e Diretora de Nutrição Exterior na Herbalife

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 17-12-2017 13:23:09 | NAMP2HLASPX02