O seu metabolismo pode fazer com que ganhe ou perca peso?

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O seu metabolismo pode fazer ganhar ou perder peso

Quando o tema é a perda de peso, é frequente ouvirmos muitas referências ao metabolismo e, também, muitas pessoas a atribuírem culpas ao seu “metabolismo lento” por terem excesso de peso. Vamos ver que fatores podem afetar o índice metabólico, e o que fazer para o tornar mais rápido.


Verdades e mitos sobre o metabolismo…

Dito de uma forma simples, o termo “metabolismo” refere-se ao processo químico levado a cabo no organismo, para converter as calorias provenientes dos alimentos em energia. O termo ‘índice metabólico’ por vezes pode confundir as pessoas. O termo ‘índice’ pode sugerir velocidade, pelo que são compreensíveis as associações entre índice metabólico e uma performance lenta ou rápida do corpo.

Na realidade, o seu índice metabólico (ou, mais corretamente, o seu índice metabólico de repouso) refere-se ao número de calorias que queima durante um período de 24 horas nas funções de manter a funcionar os processos mais básicos do corpo, como a circulação sanguínea e a respiração.

É claro que estas não são todas as calorias que queima num dia, mas o seu índice metabólico de repouso contempla uma grande parte. Cerca de 75% das calorias que usa diariamente são apenas para manter o corpo a funcionar. As restantes calorias são usadas durante as atividades diárias e exercício.


Que fatores influenciam o índice metabólico?

Enquanto que o corpo de algumas pessoas usa mais calorias que outros para realizar os processos metabólicos básicos (geralmente referido como ‘metabolismo rápido’), o índice metabólico não diz respeito à rapidez com que queima calorias, mas sim sobre a quantidade de calorias que queima diariamente. Enquanto que, tecnicamente, não consegue fazer com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente, pode o ajudar a tornar-se mais eficaz.

Guia rápido dos fatores que afectam o índice metabólico:

  1. Tamanho do corpo
  2. Pessoas maiores têm índices metabólicos maiores do que as pessoas pequenas. Simplesmente porque têm mais células, cada uma das quais a desempenhar trabalho metabólico.

  3. Composição do corpo
  4. A massa corporal magra tem uma grande influência na eficácia do metabolismo. Cada meio quilo de massa muscular magra queima aproximadamente 14 calorias por dia, enquanto que a mesma quantidade de gordura queima apenas cerca de 2 calorias por dia. Para converter calorias em energia, as células musculares têm muito mais ferramentas do que as células de gordura, pelo que faz sentido que com o aumento de massa muscular, aumente também o índice metabólico.

  5. Idade
  6. Na maioria das pessoas, as mudanças hormonais naturais resultantes da idade causam uma perda de massa muscular. O corpo torna-se menos eficiente na reparação de danos musculares resultantes de desgaste geral, causando uma diminuição das células musculares. Como resultado, o corpo irá queimar menos calorias.

  7. Género
  8. Os homens geralmente têm um índice metabólico superior ao das senhoras, visto que costumam ter um corpo maior e com mais massa muscular pelo que, assim, têm mais células que queimam calorias.

  9. Corte muito acentuado no consumo de calorias
  10. Se cortar significativamente o consumo de calorias, o índice metabólico pode baixar, visto que o corpo estará a tentar realizar o mesmo trabalho metabólico, mas com menos calorias. No entanto, estes declínios são relativamente pequenos, especialmente se as mudanças no consumo de calorias forem apenas modestas, ao invés de acentuadas.


Como dar um empurrão ao índice metabólico…

  • Coma mais proteína. O corpo usa proteína para construir e reparar tecidos musculares. Sem isto, o corpo não consegue sustentar células musculares e ajuda-las a aumentar o índice metabólico.
  • Construir massa muscular. Isto irá aumentar a massa corporal magra, o que ajuda a aumentar o índice metabólico de repouso.
  • Aumente a atividade diária. Os exercícios forçam os músculos a trabalhar, o que ajuda a preservar a massa corporal magra e, por consequência, aumentar o índice metabólico. O aumento da atividade física pode também ajudar a compensar eventuais quebras no metabolismo causadas por um reduzido consumo de calorias.



Por Susan Bowerman, MS, RD, CSSD. Susan é consultora paga pela Herbalife.

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pt-PT | 27-07-2017 21:39:33 | NAMP2HLASPX02