Coma Bem, Durma Tranquilo

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Coma Bem Durma Tranquilo

Conseguir dormir bem devia ser uma das coisas mais fáceis e naturais de fazer. Mas vidas atarefadas e horários exigentes tornam mais complicado conseguir comer bem e, os maus hábitos alimentares podem nos impedir de dormir com qualidade.

Luigi Gratton partilha as dicas de uma boa nutrição para conseguir dormir bem.

“Quando estamos ocupados temos tendência a, durante o dia, comer menos do que devíamos, e depois ao final do dia muito mais do que precisamos. Isto é o oposto do que deve ser feito." afirma Luigi Gratton, vice-presidente da Herbalife para Educação Nutricional.

Gratton sugere estar atento à forma como certos alimentos podem afetar o seu sono. Alimentos ricos em proteínas estimulam a produção dos químicos no cérebro que nos fazem ficar alertas, e comer grandes quantidades de comida antes de se ir deitar podem levar a indigestão e dores de cabeça, uma combinação perfeita para o manter acordado a noite toda.

As refeições baixas em gorduras e com hidratos de carbono são digeridas mais rapidamente, e estimulam a produção de diferentes químicos no cérebro, aquele que ajudam no relaxamento e facilitam o sono. Assim, é preferível optar por pequenos-almoços e almoços ricos em proteína para o manter alerta todo o dia, e guardar os hidratos de carbono para o jantar.

Se é como a maioria das pessoas, a cafeína é um estimulante, pelo que uma chávena de café antes de ir dormir será provavelmente uma má ideia. Tanto a cafeína como o álcool podem desregular os padrões normais do sono. Pode conseguir adormecer rapidamente, mas não será por muito tempo. Assim será difícil alcançar as fases mais profundas e de maior descanso do sono. Mesmo dormindo oito horas, ainda se irá sentir cansado pela manhã. E é provável que acorde a meio devido a ter a bexiga cheia, visto que a cafeína e o álcool atuam como diuréticos.

Optar por comer antes de ir dormir depende dos seus hábitos. Se janta cedo e opta por uma refeição pequena e leve, então pode comer um pequeno snack se considerar que o ajuda a dormir melhor e se puder ingerir essas calorias extra. Os alimentos ricos em cálcio como o leite e iogurtes são boas opções, visto que o cálcio ajuda os músculos a relaxar.

Uma boa nutrição para dormir bem:

  • Tenha um jantar leve, focado em salada, legumes, fruta, cereais integrais e feijão.
  • Uma tigela de sopa de lentilhas com uma salada e alguma fruta para sobremesa.
  • Se a cafeína o mantém desperto, evite bebidas com cafeína 6 a 8 horas antes de ir dormir.
  • Mantenha baixo o consumo de álcool para evitar roturas no sono.
  • Beba a maioria dos líquidos durante o dia, e evite após o jantar. Se precisar de tomar medicamentos antes de se deitar, beba apenas uma pequena quantidade de água.
  • Se gosta de comer alguma coisa antes de ir dormir, inclua alimentos ricos em cálcio de modo a induzir o relaxamento muscular.
  • Um copo de leite morno é uma receita antiga para as insónias, e por uma boa razão.
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pt-PT | 17-10-2017 06:11:25 | NAMP2HLASPX01