Precisa de relaxar? Pratique ioga…

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Precisa de relaxar? Pratique ioga…
O ioga apesar de ser um exercício de baixo impacto não deixa de ser um desafio interessante, tanto para quem é novo na prática de exercício físico, como para quem é atleta profissional. É uma modalidade que ajuda a acalmar o corpo e a mente, a alongar os músculos e a melhorar a flexibilidade. Os três estilos de ioga que se seguem podem ajudá-lo a reforçar a força e a relaxar …

Hatha Ioga fortalece a conexão corpo-mente e é uma prática tradicional focada no controlo da respiração e relaxamento da mente, através da meditação. É ótimo para quem gosta de movimentos lentos, controlados e centralizados e é a minha opção favorita para um treino mental completo. É um estilo ideal para quem não faz habitualmente exercício físico, uma vez que se centra fundamentalmente no alinhamento.

Ashtanga Ioga é um estilo dinâmico que apresenta muitas variações, mas que tradicionalmente é baseado em conjuntos de movimentos. Cada movimento está associado à respiração: um movimento enquanto inspira e o seguinte na expiração. Não interessa que tipo de aula de ioga frequenta: o movimento seguirá sempre este princípio. Quando já dominar os movimentos básicos, o foco será colocado na respiração. O Ashtanga acalma e ajuda a aliviar o stress, constituindo além disso um desafio físico que fortalecerá os músculos ajudando-o a manter a concentração.

Bikram ou Hot Ioga passa por ser uma prática mente-corpo baseada no Ashtanga tradicional a que se acrescentam elementos de dificuldade, com um aumento da temperatura no local onde se pratica. O calor favorece a transpiração e ajuda a melhorar a flexibilidade. Os movimentos executados sob calor desafiam todo o corpo, ajudando na definição e tonificação de braços, abdominais e pernas. No meu caso, também ajuda em termos de força mental e de vontade, já que permanecer na sala sob o calor já é um desafio. Em muitas aulas usam música para ajudar à motivação.

(Por favor note que esta prática é intensa e não recomendável a pessoas sem experiência. Consulte sempre um médico antes de começar).


Ioga para força e serenidade
Seja qual for o tipo de ioga que escolher, acredito que toda a gente pode colher benefícios do desenvolvimento da força mental, enquanto melhora igualmente a força física. A sequência de alongamentos de relaxamento de ioga que se seguem irá ter um efeito calmante na sua mente, para além de fortalecer e alongar os seus músculos. Estes movimentos inspirados no ioga, podem ser usados para ajudar a relaxar após um dia stressante, sendo também uma excelente forma de começar o dia de forma positiva.

• Comece pela respiração, inspirando e expirando enquanto eleva os braços acima da cabeça. Levante os braços enquanto inspira e baixe-os até à zona do coração (mão à frente do peito, palmas das mãos juntas enquanto expira). Respire cinco vezes e liberte a tensão e o stress acumulados.

• Dobre os quadris enquanto dobra o corpo lentamente para a frente, agarrando os cotovelos com a mão oposta. Baixe ligeiramente a cabeça e balance-a suavemente de um lado ao outro, libertando assim a pressão no pescoço, cabeça e articulações.

• Quando estiver pronto, apoie as mãos no chão e afaste-as até o corpo permanecer numa confortável posição de prancha. Mantenha esta posição, respire fundo e, quando expirar, baixe lentamente o corpo pressionando os tríceps (dobre os cotovelos e mantenha o resto do corpo imóvel). Estique depois os braços, empurre os quadris para a frente e para baixo em direção ao chão. Levante a cabeça olhando para o céu e sinta o alongamento nos seus quadris.

• Após respirar algumas vezes, adote uma posição mais fácil. Levante os quadris e apoie os calcanhares no chão. O seu corpo deve formar um “V” invertido. Os olhos devem estar direcionados para os pés. Encontre a postura mais confortável nesta posição.

• Baixe o corpo de volta à posição de prancha. Posicione-se depois lateralmente. Gire o corpo para o lado da sua mão esquerda. Todo o seu corpo deve estar voltado para o lado esquerdo com o braço esquerdo para cima. Eleve os quadris e desfrute do alongamento. Permaneça nesta posição e respire três vezes ao que deve mudar o lado. De seguida, aproxime as mãos dos pés e levante-se lentamente.

• Após estar de pé, baixe-se numa posição de agachamento mantendo as palmas das mãos unidas junto ao peito. Mantenha os joelhos dobrados e as palmas das mãos juntas, gire o corpo para a direita movendo o ombro esquerdo por cima do joelho direito. Permaneça assim, respire e aprecie o alongamento. Repita do lado oposto.

Repita esta sequência as vezes que for preciso até se sentir mais relaxado. Para mim esta rotina rápida e prática de ioga é uma ajuda para “limpar” a mente e relaxar no final do dia.


por Samantha Clayton, Diretora de Educação Física da Herbalife.
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pt-PT | 26-06-2017 07:01:51 | NAMP2HLASPX02