Treino intercalado para todos os níveis de forma física

Print
Treino intercalado para todos os níveis de forma

Queime calorias em todos os treinos, controlando o tempo e variando a intensidade. O treino intercalado não é apenas para quem já têm experiência. Descubra como aplicar o treino intercalado, aprender a tirar partido do tempo e obter a sua melhor forma..

O treino intercalado pode ser integrado num programa de treino para melhorar o nível de atividade, sendo também um método eficaz para queimar calorias mais rapidamente.
Existe, no entanto, uma ideia errada do treino intercalado. Muita gente pensa que é algo apenas para pessoas experientes. Posso assegurar-lhes que pode ser adaptado a todos os níveis de forma física. Este tipo de treino é ideal para os dias em que não tem muito tempo para fazer exercício ou para as alturas em que pretende aumentar a intensidade e o ritmo a que queima calorias.

Então, o que é o treino intercalado?

É um método de treino que consiste em variar o ritmo e a intensidade, para obrigar o organismo a usar diferentes tipos de energia.

Porque devo fazer treino intercalado?

Usar a intensidade e o ritmo para aumentar e diminuir a frequência cardíaca estimula o corpo a usar diferentes fontes de energia para alimentar o treino. Isto pode ajudar a melhorar a sua performance e forma física, no seu todo.

Como integrar o treino intercalado na minha rotina de exercícios?

A maneira mais fácil de começar a praticar treino intercalado é definir um tempo específico para fazer os exercícios com maior intensidade e, a seguir a esse período mais difícil, praticar exercícios mais fáceis e ligeiros (por exemplo: movimentos suaves para recuperar o batimento cardíaco).

Períodos intercalados para experimentar

  • Para principiantes: Experimente o que os treinadores definem de rácio 1:1, ou seja, tempo de treino intenso igual ao período de descanso. Isto é ótimo para quem está a começar – o nível de intensidade deve ser 6-7/10.
  • Exemplo: faça uma sequência de 30 segundos de exercícios de força, seguida de 30 segundos de descanso (com repetição) e 60 segundos de exercício cardio, seguidos de 60 segundos de descanso (e repetir). Após umas semanas, aumente a intensidade. À medida que a sua forma física melhora, experimente aumentar a intensidade dos exercícios, até se estar a esforçar o máximo possível.
  • Passo seguinte: Quando sentir que os exercícios 1:1 já se tornaram muito fáceis (quando já se sentir pronto para começar assim que o período de descanso termina) pode passar para o nível seguinte. Aumente o período de exercício e intensidade ou diminua o período de descanso.
  • Mais trabalho, menos descanso: Experimente um rácio 2:1, ou seja, o tempo de exercício passa a ser o dobro do período de descanso. Por exemplo, 20 segundos de exercício intenso, seguidos de 10 segundos de descanso para recuperar (repetir 5 vezes).

Treino intercalado e perda de peso

Perguntam-me muitas vezes o número exato de calorias que se queima a cada exercício. Pode parecer uma pergunta simples, mas a verdade é que o número de calorias varia de pessoa para pessoa, uma vez que é algo que depende de muitas variáveis, como o peso, a intensidade do exercício, a duração e o tipo de treino.

Durante o exercício, o corpo queima calorias das reservas de gordura ou de hidratos de carbono, para obter energia. Se fizer um treino intenso, pode continuar a queimar calorias após o treino a um ritmo elevado (mas difícil de contabilizar), por isso a minha sugestão é não entrar no jogo dos números. Guarde os números para contar quantas vezes repete uma sequência e para saber o número de calorias do seu plano nutricional.

A avaliação do treino deve ser feita pela forma como se sente, de outra forma pode ser frustrante ver que uma hora de exercício pode nem sequer ter queimado uma boa taça de cappuccino.
Os benefícios do exercício físico vão muito além do número de calorias que o corpo queima. Mexer o corpo e melhorar a forma passo a passo, ao mesmo tempo que mantém uma atitude positiva é a melhor forma de obter resultados!

por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Diretora de Educação Física da Herbalife

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 17-10-2017 06:04:21 | NAMP2HLASPX01