Renovação do Plano de Exercício Físico

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Renovação do Plano de Exercício Físico

Plano passo a passo por Samantha Clayton


Aponte no seu Caderno
Identifique três objetivos concretos que pretende alcançar este ano e anote-os. Certifique-se de que tem forma de acompanhar o seu progresso (peso e medidas).

Quanto mais específico for, melhor. Se está a começar, comece devagar. Seja prático e realista acerca da atividade e dos objetivos. E sejam quais forem os seus objetivos, tome nota dos mesmos. Muitas pessoas contaram-me que conseguiram alcançar os seus objetivos para manter a forma física quando os mesmos eram específicos e era possível acompanhar o respetivo progresso. Anote também o que cada objetivo significa para si. Será que pretende sentir mais energia, ter uma melhor aparência ou incrementar a duração de determinada atividade? Quantas mais oportunidades tiver para acompanhar o seu progresso ao longo do ano, mais hipóteses terá de realizar uma verdadeira alteração ao seu estilo de vida.


Esqueça o dia de ontem
Deixe para trás as recordações das dietas que não resultaram ou planos de treino que não conseguiu cumprir. Concentre-se na atualidade. Agora que já apontou os seus objetivos, avance rumo à concretização. Chegou a altura de se focar apenas no presente e deixar o passado para trás. As suas escolhas de hoje são as mais importantes para ter sucesso com mais facilidade. Todas as manhãs ao acordar pense que hoje é um dia que conta (mesmo que se tenha descuidado com a sua dieta na noite anterior). Deixe de prometer que começa amanhã. Trabalhe no que lhe interessa realmente HOJE MESMO.

Experimente novos horários
Se treina sempre pela manhã tente adicionar à sua rotina pelo menos uma sessão de treino semanal num horário mais à tarde, ou numa altura que funcione melhor para si. Todos somos únicos e os nossos corpos têm melhores desempenhos em diferentes alturas do dia. Identifique a altura do dia em que se sinta com mais energia e faça dessa a sua hora de exercício. E assim poderá alcançar novos objetivos, queimar mais calorias e obter um maior benefício da sua rotina de exercícios físicos.


Aumente a intensidade
Quem lhe disse que é necessário passar horas no ginásio para atingir os seus objetivos? Mantenha as suas sessões de exercício físico breves e agradáveis, ou melhor, breves e agradavelmente suadas! Nos últimos dois dias da semana faça sessões que o levem a ultrapassar os limites anteriores. Quando o seu nível de intensidade é elevado, as suas sessões de exercício podem manter uma duração de 15-20 minutos, o que é perfeito para todos os que têm horários apertados e apresentam sempre a desculpa da falta de tempo para não fazer exercício.

Acrescente pesos
A sua nova abordagem deve contemplar sessões curtas e efetivas de exercício físico. Especialmente se não dispõe de muito tempo. Aumentar a massa muscular magra deve ser uma parte essencial dum programa de controlo de peso. Se já usa pesos na sua rotina de exercício físico, experimente aumentá-los. Se está a começar, certifique-se de que o peso que irá utilizar é confortável e adequado para manter uma boa condição. Não tenha receio de tentar pesos mais exigentes. Na minha opinião, levantar pesos muito leves acaba por não constituir um desafio e poderá ser uma perda de tempo.

Mantenha-se Ativo
Agendar dias de descanso é essencial para recuperar do stress que o exercício coloca sobre o seu corpo. Muitas pessoas não compreendem o conceito do dia de descanso, o que não significa que devem passar o dia inteiro sentados sem fazer nada! O objetivo de um dia de descanso deve ser o de reduzir o stress associado ao levantamento de pesos ou do exercício de elevado impacto, mas não parar completamente de se mexer. Todos nós deveremos tentar permanecer ativos pelo menos 30 minutos diários, dia após dia. Inclua nos seus dias de descanso atividades divertidas, como um passeio de bicicleta ou umas braçadas na piscina. Faça atividades de baixo impacto, de forma a queimar calorias sem se “queimar” a si mesmo!

Divirta-se com o exercício físico
Criar bons hábitos e estabelecer uma rotina sólida são fatores essenciais quando inicia um novo plano de exercício físico, mas não tem que ser algo previsível e aborrecido! Quando sente que está a entrar na velha rotina de sempre, muitas das vezes a tarefa em mãos tende a tornar-se menos efetiva e produtiva. Este ano, tente surpreender o seu corpo ao experimentar novas atividades, arranjar um novo parceiro de exercício físico ou entrando num desafio de treinos semanal. Quanto mais divertido e entusiasmante se tornar o tempo que dedica ao exercício físico, mais positiva será a expetativa em relação ao mesmo e menor a probabilidade de desistir. O exercício não tem de ser aborrecido e repetitivo para ser eficaz.




por Samantha Clayton. Samantha é diretora de Formação em educação física na Herbalife
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pt-PT | 17-12-2017 13:35:33 | NAMP2HLASPX02