A Reformulação do seu Treino: passo a passo

Print
A Reformulação do seu Treino: passo a passo

Quando se trata de estabelecer objetivos, é normal deparar-me com muitas pessoas determinadas em transformar este ano, no ano em que vão ficar em forma. A maior parte das vezes basta apenas ter a abordagem certa, ou reformular o treino, para atingir os objetivos de boa forma. Descubra 6 passos que o podem ajudar a tornar o seu plano de treino mais eficaz.

Se tem consciência de que vai ser difícil romper os seus hábitos mais antigos e enraizados, então é porque chegou a altura de adotar uma nova abordagem, tornando a sua rotina de treino mais atrativa! Esta reformulação pode mesmo ser o ingrediente que falta para lhe dar a motivação suficiente para se manter em forma. Algumas mudanças podem parecer simples, mas quando se trata de manter a forma e o bem-estar, até as alterações mais pequenas podem fazer uma grande diferença. É tempo de adquirir novos hábitos que lhe irão trazer resultados positivos no futuro!


A Reformulação do seu Treino: passo a passo

  1. Tome nota
  2. Estabeleça 3 objetivos específicos a atingir, e tome nota. Certifique-se que existe uma forma de monitorizar o seu progresso, tal como pesar-se e tirar medidas.

    Quanto mais específico for o seu objetivo, melhor. Se não costuma praticar atividade física, comece devagar. Seja prático e realista em relação aos seus objetivos e tome sempre nota dos mesmos. Várias pessoas já me confessaram que, a partir do momento que começaram a anotar os objetivos e os monitorizaram, tornou-se muito mais fácil atingi-los. Quanto mais oportunidades criar para medir e anotar o seu percurso ao longo do ano, maior serão as hipóteses de mudar efetivamente o seu estilo de vida.

  3. Esqueça o passado
  4. Esqueça qualquer dieta ou treino que tenha falhado no passado e, concentre-se no presente. Agora que já anotou os seus objetivos, comece a pô-los em prática. Assim que se comprometer em colocar em prática o seu plano presente, a sua caminhada em direção ao êxito vai tornar-se mais fácil. Quando acordar de manhã, pense no dia como “o dia que conta” (mesmo que tenha cometido um deslize na sua dieta na noite anterior). Acabe com as promessas do tipo “começo amanhã”. Atinja os seus objetivos HOJE.

  5. “Baralhar e voltar a dar”
  6. Se tem por hábito treinar de manhã, tente incluir na sua rotina, um treino por semana ao final do dia, ou vice-versa. Por vezes o corpo precisa de se esforçar para além do habitual e, até pode vir a descobrir que, ao contrário do que pensa, existe outro horário de treino mais eficaz para si. Todos nós somos diferentes, e os nossos organismos têm um melhor desempenho a diferentes horas. Experimente e disponibilize algum tempo para descobrir qual o período do dia em que se sente mais desperto e com mais energia. Nunca se sabe, pode vir a descobrir uma nova forma de puxar mais por si, queimar mais calorias e tirar mais benefícios do seu treino.

    Quando ficamos presos a uma determinada rotina, muitas vezes acabamos por desempenhar tarefas mecanicamente tornando-nos menos produtivos, independentemente do que temos em mãos. Evite que o organismo entre em “modo rotina” praticando novas atividades, mudando o tipo de exercício, divertindo-se a fazer o treino com companhia ou acrescentando um novo desafio de fitness semanal. Quando se diverte durante o treino, a probabilidade de ter vontade de treinar e de manter-se fiel ao seu plano aumenta.

  7. Aumente a intensidade
  8. Quem disse que tem de passar horas no ginásio para alcançar os seus objetivos? Faça sessões de exercício curtas e divertidas, ou para ser mais exata, curtas e suadas! Pelo menos 2 vezes por semana faça um treino intercalado, até ficar “de língua de fora”. Quando o nível de intensidade é elevado, as sessões podem durar apenas 15-30 minutos, o que é ideal para quem tem uma agenda muito preenchida ou para quem pensa que não tem tempo para praticar exercício físico. Não há mais desculpas!

  9. Treine com pesos
  10. Treinos breves e efetivos devem ser a sua nova abordagem, principalmente se tiver pouco tempo livre. Desenvolver massa muscular magra deve ser uma parte essencial em qualquer programa de perda ou de aumento de peso. Se já usa pesos na sua rotina de treino, porque não aumentar o esforço? Se está agora a começar, certifique-se de que escolhe um peso adequado e confortável para essa fase inicial, mas não tenha receio de usar pesos mais pesados. Para mim, levantar pesos muito leves que não exigem qualquer esforço do organismo é pura perda de tempo!

  11. Mantenha-se ativo
  12. Ter dias de descanso é essencial para permitir que o corpo recupere do stress inerente ao exercício físico. Muitas pessoas não compreendem este conceito, que obviamente não implica passar um dia inteiro sentado sem se mexer. O objetivo do dia de descanso é reduzir o nível de atividade, não fazendo levantamento de pesos, nem exercícios de elevado impacto, mas não deixe de se mexer! Todas as pessoas devem fazer um esforço para se manterem ativas diariamente, nem que seja apenas durante 30 minutos por dia. Nos dias de descanso faça atividades divertidas como andar de bicicleta, caminhar ou nadar, entre outras atividades de baixa intensidade, de forma a continuar a queimar calorias, poupando o organismo.


O meu objetivo é ajudá-lo a maximizar o seu treino e a definir um programa adequado para si. Espero que estes 6 passos o possam ajudar a adotar uma nova abordagem. Boa sorte!


Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA Diretora de Educação Física da Herbalife.

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 23-08-2017 05:04:24 | NAMP2HLASPX03