Quebrar o ciclo de dieta ioiô

Print
Quebrar o ciclo de dieta ioiô

Um dos meus clientes mais antigos perdeu cerca de 68 quilos. Mas antes de começar a pensar “Uau – isso é muito peso” ou “Como será que ela fez isso?”, deixe-me explicar que ela não perdeu tudo de uma só vez. Na verdade, ela perdeu 13 quilos cinco vezes até agora. Era uma veterana das “dietas ioiô” – o peso subia e descia, mas raramente se mantinha durante muito tempo. É um dado conhecido já há muito, o facto das pessoas serem mais suscetíveis a fazer dietas ioiô quando seguem regimes de dieta demasiado rígidos, durante um longo período de tempo. Assim que a pessoa em dieta tem um deslize, os velhos hábitos regressam, o peso volta também e o ciclo começa de novo.

Não há nada de mal em ser ambicioso e pretender manter o peso sob controlo rapidamente. Ter a vontade e empenho de atingir o objetivo é metade do caminho para lá chegar. Mas deve saber reconhecer que fazer demasiado, em pouco tempo, pode ser prejudicial. Seja realista a determinar quanto é que pode mudar de uma só vez, e aceite o que quer que seja que essas mudanças tragam em termos de perda de peso.

Manter o registo do progresso é uma estratégia usada e de eficácia comprovada, que o ajuda a manter-se no bom caminho. Encontrar fontes de apoio também ajuda. Ter colegas para praticar exercício físico é uma ótima estratégia, e algumas pessoas valorizam muito o apoio que encontram nas comunidades online. Por último, seja modesto, e aprenda com os seus erros. Se experimentar um regime de exercício físico ou uma comida que não gosta, então experimente outra coisa. Lembre-se que o objetivo não é perder muito peso em pouco tempo – o objetivo é sim definir padrões de alimentação equilibrada e de exercício físico que o vão ajudar a perder e a manter o peso.

É óbvio que parte da solução para resolver o dilema ioiô passa por mudar o seu comportamento alimentar, fazendo refeições mais frequentes e em menor quantidade. Lembre-se de incluir proteína que ajuda a controlar o apetite em todas as refeições e lanches. Planear com tempo, manter o registo do progresso e aceitar ajuda são a chave do sucesso. Um sprint rápido para a meta – seguida de uma corrida lenta na direção oposta – não o levará a nenhum lado. Quando se trata de perder peso com sucesso, não há dúvida de que uma abordagem lenta e constante é que ganha a corrida.

por Susan Bowerman, MS, RD, CSSD. Consultora nutricional da herbalife

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 17-10-2017 06:02:22 | NAMP2HLASPX01