Contagem decrescente para o verão: fique em forma e tonificado

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Nesta edição vamos abordar três “prós” e três “contras” para o ajudar a alcançar os seus objetivos corporais. Vamos começar por definir algumas expectativas realistas. Com os meses de verão a aproximarem-se, muitas pessoas sentem-se pressionadas para controlar o peso rapidamente. Infelizmente, muitas pessoas também ficam desanimadas, porque o peso extra não desaparece magicamente tão rapidamente quanto gostariam. O frenesim “emagrecer rápido” frequentemente tem início com muito entusiasmo, mas se não for acompanhado por metas realistas, não terá muitas chances de sucesso.

Como treinadora pessoal, esse frenesim de 'emagrecer rápido’ traz-me uma mistura de emoções. Parte de mim está entusiasmada por ajudar pessoas a optar por um estilo de vida mais ativo e saudável. A outra parte de sente preocupação sobre como a nutrição e o exercício físico são incompreendidos pela população em geral. Detesto ver pessoas começarem uma nova rotina com entusiasmo, para abandoná-la antes de verem resultados. Vamos então garantir que todos percebem como pode ser um plano “emagrecer rápido" realista.

Todos devem sentir confiança com o seu corpo e, fazer algumas mudanças no seu estilo de vida que levarão a resultados visíveis. De seguida vou dar algumas dicas simples que vão ajudar a alcançar os seus objetivos físicos para o verão.

Sim, comece agora

Não há melhor momento do que o “agora” para começar a ter uma abordagem positiva em relação ao exercício físico e à nutrição. Não se esqueça de consultar o seu médico para saber qual o aumento de intensidade física adequado a si. Quando souber o quanto pode puxar por si, comece logo de imediato, porque apenas sonhar em ter um corpo perfeito a tempo do verão não vai deixá-lo mais perto do seu objetivo! Uma simples caminhada ou passeio de bicicleta é uma excelente forma de começar. E certifique-se de manter a atividade no dia seguinte, e no dia depois também.

Sim, tenha uma abordagem calma e progressiva

Saltar subitamente para uma rotina de exercício físico muito difícil pode resultar em duas coisas: pode desistir porque tem dores no corpo ou pode lesionar-se, o que o fará desviar-se dos planos de treino que definiu cuidadosamente. Encare um dia de cada vez e escolha atividades de que gosta.
Ter como objetivo completar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia já é um excelente ponto de partida e, a boa notícia é que quase todos os exercícios podem ser modificados para se adaptarem ao seu nível atual de aptidão.

Sim, estabeleça objetivos realistas e desenvolva um plano a longo prazo

Se quer estar elegante e mostrar abdominais definidos no verão, então precisa de já ter uma percentagem razoavelmente baixa de gordura corporal. Ao iniciar uma rotina de exercícios consistentes, vai conseguir manter a tonificação e trabalhar no sentido de definir os abdominais, mesmo que não consiga obter aqueles abdominais de atleta até ao final do mês!

Definir metas alcançáveis vai ajudar a manter-se dentro do seu plano de treino. Por isso, trabalhe para baixar a sua gordura corporal um ou dois pontos percentuais e, mantenha essa dinâmica. E lembre-se, sentir-se ativo e bem é uma sensação muito mais gratificante do que apenas olhar para uma barriga que ondula com os músculos.

Acredito que a chave para o sucesso no treino é tornar o exercício físico numa atividade divertida e realizável. É também importante evitar a armadilha de fazer muito em pouco tempo. Veja de seguida três pontos a evitar, que podem bloquear o sucesso do seu corpo de verão:

Não opte por uma dieta radical ou rotina de treino desproporcionada

A promessa de uma perda de peso rápida e um corpo incrivelmente tonificado é uma tentação que pode levar muitas pessoas a tentarem uma dieta extrema ou, ir do sofá direitamente para treinos de alto impacto. Na minha opinião, esta abordagem é uma das principais causas do efeito ioiô na dieta e no exercício físico, que muitas vezes leva a aumento de peso, em vez da pretendida perda.

Inicialmente, as pessoas podem obter uma perda rápida de peso, mas ao não conseguirem manter planos extremos por um período prolongado, acabam por comer em excesso e voltam rapidamente para o sofá.

Não se pese todos os dias

O peso, só por si, não é um verdadeiro indicador de um programa de treino bem-sucedido. Pesar-se constantemente pode fazer com que se sinta dececionado e com vontade de desistir. Em vez de se concentrar apenas na perda de peso, procure medir outros fatores de sucesso. Muitas vezes pode ser recompensando com melhorias na frequência cardíaca durante um treino de determinada intensidade, ou aumento da força. Ao medir a gordura corporal e o próprio corpo, como cintura, quadril e largura do braço, poderá obter motivação adicional ao ver os resultados que lhe vão mostrar que a dedicação está a valer a pena.

Não pratique exercício físico sem ter um plano

Mesmo que esteja a definir os seus próprios exercícios físicos sem a ajuda de um treinador, deve sempre tentar fazer um plano de treino. Para que o seu corpo mude, o treino deve também mudar à medida que o seu corpo se adapta aos novos aumentos de atividade. Em termos simples: à medida que fica mais em forma, os exercícios físicos tornam-se mais fáceis de realizar, pelo que deve aumentar a intensidade ou duração, e isso levará o seu corpo a melhorar. Esta abordagem segue o princípio simples de adaptação e, um registo do seu desempenho físico vai ajudá-lo a acompanhar esse progresso.

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Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Diretora de Educação Física na Herbalife.

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pt-PT | 22-06-2017 22:02:17 | NAMP2HLASPX02