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O que é Atividade Física?

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A diferença entre atividade e exercício
Explicado de forma simples, atividade física são movimentos do corpo que envolvem a contração dos músculos. Todas as atividades que fazemos ao longo do dia e que envolvem movimento, como caminhar, levantar algo, limpar e trabalhar no quintal, são exemplos de atividade física. A maioria das pessoas realiza pelo menos algumas atividades físicas todos os dias, mesmo sem perceber. Por exemplo, ficar em pé e cozinhar ou sair para colocar uma carta no correio exige movimento básico.
Pode achar interessante escrever uma lista de algumas das atividades físicas que realiza todos os dias sem se aperceber. Pode se surpreender com o tamanho, curto ou longo, da sua lista.

Exercício
O exercício físico é uma forma específica de atividade física que é planeada, intencional e realizada com a intenção de ganhar adaptações específicas no corpo, como músculos mais fortes, maior flexibilidade ou melhor função cardiovascular. Dançar, nadar, andar de bicicleta e correr são exemplos de exercícios.

Está a fazer exercício ou a ser ativo?
Pode haver uma linha tênue entre os dois, pelo que a melhor forma de determinar se está apenas ativo ou se está a praticar exercício é fazer o teste de conversação.
• Se consegue conversar facilmente enquanto realiza a atividade, está simplesmente a ser ativo.
• Se precisar de recuperar o fôlego e achar difícil falar, então está a praticar exercício.

É a intensidade da tarefa que está a ser realizada que determina os benefícios no seu bem-estar que irá obter com a atividade.

Fique atento aos seguintes componentes de atividade física e entenderá porque fazer exercício é tão importante quanto ser fisicamente ativo:
• Resistência cardiorrespiratória
• Força muscular
• Resistência muscular
• Flexibilidade

Embora seja possível incluir todos esses componentes de atividade física com um estilo de vida fisicamente ativo, um programa de exercícios pode ajudá-lo a obter benefícios ainda maiores.

Como começar uma rotina de exercícios físicos
Aumentar a quantidade de atividade física no seu dia-a-dia é uma maneira perfeita de dar início ao percurso em direção a estar mais saudável, mais feliz e com mais energia. No entanto, se quiser realmente melhorar a forma física, convém incorporar atividades estruturadas e mais vigorosas à sua agenda, alguns dias por semana.

A chave para viver um estilo de vida ativo e saudável é viver um dia de cada vez. E tente escolher atividades que realmente gosta. Com o tempo, pode aumentar a intensidade e talvez a duração. Lembre-se que o seu corpo é único e entender a suas necessidades (e não as do seu vizinho) irá mantê-lo no caminho certo para um estilo de vida saudável.

Samantha Clayton, AFAA, ISSA – Vice-presidente Mundial, Desempenho Desportivo e Exercício na Herbalife

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pt-PT | 25-09-2018 13:31:03 | NAMP2HLASPX04