Novos exercícios para o seu plano de boa forma

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Quando opta por um estilo de vida ativo com movimentos livres, acaba por sentir benefícios que vão além da parte física.

As pessoas praticam movimentos livres há séculos, mas enquanto ex-atleta e treinadora, que frequentemente ajuda pessoas a alcançar um objetivo muito específico, a ideia de movimento sem estrutura é um novo conceito para mim. Nas nossas vidas, muitas vezes, acabamos por seguir um plano específico, previamente estruturado, mas às vezes pode ser bom recuar e movimentarmo-nos de forma livre.

Se não gosta muito de praticar exercício físico, o ato de simplesmente manter-se ativo pode ser um excelente ponto de partida para si. Lembre-se de que algum movimento é sempre melhor do que nenhum, e há tantas atividades que pode experimentar e que saem fora dos tradicionais exercícios como correr e andar de bicicleta.

Algumas formas de se exercitar dentro e fora de casa:

Dançar: Só precisa de música. Deixe o seu corpo mover-se ao ritmo da música. Há aulas de diferentes modalidades de dança em que se pode inscrever, por exemplo, ballet, zumba, salsa, ou simplesmente dance em casa! O objetivo é mexer-se e desfrutar do momento, da música e do ambiente.

Tai Chi: Tai chi é uma arte que necessita ensino e prática, mas assim que aprender os movimentos básicos pode praticá-los em qualquer altura. Eu própria já experimentei e fiquei surpreendida com o nível de paciência e capacidade de controlo dos músculos requeridos para mover o corpo tão lentamente. É de baixo impacto e perfeito para seniores.

Alongamentos simples: Escolha um sítio e comece os alongamentos. Não tem de seguir uma rotina específica de alongamentos, apenas alongue as áreas do seu corpo que sente necessitarem de ser alongadas. Quer desenvolver um pouco mais? Experimente fazer ioga.

Hula hoop: Este clássico das brincadeiras de rua é ótimo para relaxar os músculos, fortalecer o tronco, e é divertido!

Jogos de bola: Trabalhar a coordenação com jogos simples de bola é uma forma de manter o corpo ativo. Até mesmo uns simples lançamentos e receções de bola são ótimos para praticar sozinho ou com um amigo.

Marcha e caminhada: Desfrutar da paisagem enquanto caminha é uma excelente forma de se exercitar de forma ligeira. Caminhar é uma atividade que pode ser fácil, limitando-se a andar em modo passeio ou pode aumentar a intensidade, variando o percurso de forma a incluir pisos com relevo e desníveis.

Seguir uma rotina de exercícios estruturados com o objetivo de alcançar determinado objetivo é muito bom, mas, de vez em quando, quebrar a rotina é uma boa estratégia para descobrir uma nova atividade que adora ou para evitar que se canse do plano de treino. As crianças no recreio, dominam, naturalmente, a arte do movimento livre, mas à medida que crescem, aumenta o embaraço da exposição pública. Desta forma, sugiro que saia da sua zona de conforto e experimente algo de novo.

por Samantha Clayton, Diretora Sénior de Educação Física na Herbalife.

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pt-PT | 21-08-2017 15:42:41 | NAMP2HLASPX01