Motivação para praticar exercício físico: 12 motivos para treinar

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Motivacao para treinar

Sente-se desmotivado para treinar esta semana? A vontade de entrar no tal vestido ou de apertar o cinto um furo atrás não é suficiente para o motivar? Se precisa de motivos para ficar em forma, aqui ficam 12 para lhe dar a motivação necessária!


À medida que as festividades natalícias se aproximam, podemos precisar de motivação extra para mantermos o foco nos nossos objetivos de bem-estar. Abordo muitas vezes os benefícios associados a ter um estilo de vida ativo e saudável. Melhorar o nosso bem-estar é o motivo principal para praticarmos exercício físico e seguir uma alimentação equilibrada. Normalmente a aparência é algo que nos motiva facilmente, mas esse é um fator em constante mudança, especialmente à medida que envelhecemos. Parece que nos temos que esforçar o dobro, e ser ainda mais disciplinados, para obter os mesmos resultados de quando éramos mais novos. A mudança é algo que todos nós temos que aceitar, o nosso corpo está em constante mudança, por dentro e por fora, mas a sua vontade de manter o bem-estar deve manter-se sempre igual.


12 motivos para treinar

1: Coração em forma: Praticar atividades cardiovasculares faz bem ao coração. O coração é um músculo e, obrigá-lo a trabalhar um pouco mais, durante um par de dias por semana, pode ajudar a melhorar o desempenho cardíaco. Se praticar atividades cardiovasculares com regularidade, pode baixar a frequência cardíaca em repouso, algo benéfico para o seu bem-estar a longo prazo.


2: Pele resplandecente: iiQuando pratica exercício físico o fluxo de sangue no organismo aumenta. O brilho pós-treino pode não durar todo o dia, mas pode ficar com uma aparência mais radiante logo após a sessão.

3: Melhorar a postura : Treinar com frequência pode ajudar a que se torne mais consciente da sua postura. À medida que se sente mais confiante no seu corpo, torna-se mais simples saber o que é benéfico. Ter uma postura incorreta pode tornar-se um mau hábito do passado. Além do mais, manter uma boa postura dá a sensação que somos mais altos.


4: Reduzir as dores: Se costuma sentir as articulações rígidas por estar sentado o dia todo, mexer-se com mais frequência pode atenuar essa rigidez. As articulações que ficam imobilizadas por muito tempo, tendem a provocar dor. A partir do momento que começar a mexer-se com regularidade, vai melhorar o seu nível de mobilidade e de movimentos tornando o seu dia a dia muito mais simples.

5: Melhorar a composição corporal: Assim que o exercício físico fizer parte do seu estilo de vida vai começar a notar diferenças na sua aparência e na forma como se sente.  Pode perder a massa de gordura corporal em excesso e aumentar a massa muscular magra, o que para além de ser ótimo para a sua aparência, ajuda também o organismo a tornar-se mais eficiente a eliminar calorias. Um organismo com uma percentagem alta de massa muscular magra necessita de mais calorias para se manter, do que outro com o mesmo peso, mas com uma percentagem de gordura corporal mais elevada.


6: Sentir-se mais alegre: Praticar exercício físico pode fazer com que se sinta mais alegre no seu dia a dia. Um dos motivos é o aumento da produção de endorfinas e de outras moléculas durante a prática de exercício físico intenso/prolongado, uma vez que a quantidade produzida depende da intensidade e duração do treino. As endorfinas são consideradas as iiihormonas da felicidade do corpo, pois reduzem a dor e produzem uma sensação de bem-estar. Pode também sentir-se contente por estar a cuidar do seu corpo. Este sentimento de concretização leva muitas vezes a uma maior sensação de bem-estar.


7: Controlar o peso: O exercício físico ajuda a prevenir o excesso de peso e a manter um peso estável. Quando treina queima calorias. Quanto mais intensa for a atividade, mais calorias queimará.

8: Mais energia: A atividade física regular pode melhorar a força muscular e reforçar a sua resistência. Quando treina, o organismo tem de fornecer aos músculos combustível e oxigénio a um ritmo mais acelerado, exigindo assim que o sistema cardiovascular se adapte e trabalhe de forma mais eficaz. Quando o coração e os pulmões têm um bom desempenho, fica com mais energia para despender nas suas tarefas diárias.


9: Reforçar o funcionamento cerebral: ivTreinar regularmente pode ajudar a melhorar o funcionamento cerebral. Vários estudos sugerem que o exercício cardiovascular pode produzir novas células cerebrais (neurogenesis) e melhorar o desempenho cerebral. vEstudos sugerem que um treino difícil pode também aumentar os níveis de uma proteína presente no cérebro, denominada BDNF. Acredita-se que esta proteína esteja associada à capacidade de aprendizagem e de tomar decisões.


10: Menos stress: O exercício físico pode representar uma distração temporária durante um dia de stress. Quando está a treinar ou a divertir-se, normalmente não pensa nas dificuldades da vida. Reservar um tempo para si durante o dia, pode ajudar a reduzir o stress. Aliviar a tensão pode também ajudar a controlar o peso, já que algumas pessoas têm tendência para comer quando estão tensas.


11: Fazer novas amizades: Praticar exercício físico dá-lhe novas oportunidades de convívio. Começar uma nova atividade, pode ajudá-lo a criar um novo círculo de amigos ou dar-lhe a oportunidade de reaproximar-se de amizades antigas. Muitas vezes jantamos fora para conviver, mas optar por praticar uma atividade é muito mais eficaz para a sua linha!


12: Dormir melhor: viSer ativo pode ajudar a melhorar os seus hábitos de sono por vários motivos. viiO exercício físico aumenta a temperatura do corpo. Quando a mesma volta a descer para os níveis normais, pode ajudá-lo a sentir-se mais relaxado e pronto para dormir. viiiUma vez que a atividade ajuda a reduzir os níveis de stress, adormecer de noite pode tornar-se mais simples.
E já está – aqui ficam os meus 12 motivos. Ocorrem-me muitas mais razões para manter a forma e continuar a treinar, mas vou deixar que pense quais são os principais motivos, para si, para praticar exercício físico.


Written by Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha is Director of Fitness Education at Herbalife

i Intensive lifestyle intervention improves cardio metabolic and exercise parameters in metabolically healthy obese and metabolically unhealthy obese individuals. Can J Cardiol. 2014 Apr;30(4):434-40.

ii González-Alonso J, Crandall CG, Johnson JM. The cardiovascular challenge of exercising in the heat. J Physiol. 2008 Jan 1;586(1):45-53.

iii Dinas PC, Koutedakis Y, Flouris AD. Effects of exercise and physical activity on depression. Ir J Med Sci. 2011 Jun;180(2):319-25.

iv van Praag et al. Exercise, energy intake, glucose homeostasis, and the brain. J Neurosci. 2014 Nov 12;34(46):15139-49.

v Heyman et al. Intense exercise increases circulating endocannabinoid and BDNF levels in humans--possible implications for reward and depression. Psychoneuroendocrinology. 2012 Jun;37(6):844-51.

vi Kredlow MA, Capozzoli MC, Hearon BA, Calkins AW, Otto MW. The effects of physical activity on sleep: a meta-analytic review. J Behav Med. 2015 Jun;38(3):427-49.

vii Horne JA, Staff LH. Exercise and sleep: body-heating effects. Sleep. 1983;6(1):36-46.

viii Eime et al. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for adults: informing development of a conceptual model of health through sport. Int J Behav Nutr Phys Act. 2013 Dec 7;10:135.

 

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pt-PT | 27-07-2017 21:36:24 | NAMP2HLASPX01