Melhore a sua atitude em relação ao exercício!

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Improve your attitude to exercise

Muitas pessoas estabelecem objetivos pessoais e planos de exercício. Pretendem alcançar uma melhor versão de si mesmos, mais em forma, mais tonificados ou mais musculados. Estabelecer objetivos é uma forma fantástica para manter a motivação, mas para algumas pessoas, mesmo quando dão início com entusiasmo à sua caminhada rumo a um estilo de vida mais ativo e saudável, a desistência é o próximo passo. São muitas as desculpas de damos para desistir mas muitas vezes bastaria uma conversa direta, em que nos dissessem que podemos ser o nosso pior inimigo, para que isso fosse evitado. No artigo de hoje vou fornecer-lhe algumas ferramentas de que precisa para se livrar das desculpas, ajudando-o a ser bem-sucedido e a atingir os seus objetivos.

Tome medidas: Desistir é uma forma garantida para não alcançar dos objetivos. Quer sejam objetivos relacionados com o negócio, com a prática de exercício ou objetivos de carreira, ao desistir está a falhar. A frustração e os contratempos são uma parte normal e natural num processo de auto melhoramento. Certamente que já ouviu a frase “dois passos em frente, um passo atrás”, e isso corresponde à verdade! Nem sempre o nosso percurso é uma história de sucessos e avanços constantes e muitas pessoas que alcançaram elevados patamares de sucesso poderão partilhar que foi nesses momentos em que deram passos atrás que aprenderam as mais valiosas lições. Pessoalmente acredito que enquanto estiver a lutar para se manter e encontrar a direção certa, você está já a ser bem-sucedido.

Um presente para si: Sempre que temos aquele sentimento positivo por saber que estamos a fazer o que está correto, obtemos uma sensação que pode alimentar a nossa confiança e assim continuar a trabalhar arduamente rumo aos nossos objetivos. Preparar-se para o sucesso é o melhor presente que pode oferecer a si mesmo.

A estratégia é tudo quando está a planear uma nova jornada. Convido-o a consultar a minha lista de auxiliares “A Fazer” e “A Evitar”. Vamos evitar alguns dos erros mais comuns

Quatro auxiliares de atitude para o ajudar a alcançar o sucesso na prática de exercício

Auxiliar Nº 1:

A Evitar: Adiar! Você não tem de esperar por uma determinada data para começar. Poderá parecer particularmente difícil tornar o exercício e a nutrição numa prioridade num curto espaço de tempo, mas isso não deverá adiar o início do percurso que o levará aos seus objetivos. Todas as escolhas positivas que fizer hoje mesmo contam para os seus objetivos.

A Fazer: Comece hoje mesmo a fazer as escolhas corretas! Começar a pensar que “só hoje até posso comer isto” ou “ também não é assim tão mau se hoje não fizer exercício” são tentações perigosas que se devem evitar. O mais provável é que se mantiver a atitude que “amanhã” é que vai começar a ter um estilo de vida mais saudável, que esse “amanhã” nunca chegue… Lembre-se que quando decide trabalhar na melhoria da sua condição física e nutrição, quando mais tarde começar mais longe fica o alcançar do seu objetivo.

Auxiliar Nº 2:

A Evitar: Adquirir grandes e vistosos aparelhos de fitness: aquelas máquinas caras que vê na TV poderão resultar em dívidas e correr o risco de só servirem para apanhar pó… Uma mudança física implica uma mudança no estilo de vida, o que implica uma abordagem equilibrada em relação aos seus hábitos nutricionais e o assumir do compromisso de ser mais ativo. Não será um equipamento da moda que irá fazer o trabalho por si.

A Fazer: Para ficar em forma, a única coisa de que precisa mesmo é de um par de ténis apropriado. Poderá acrescentar alguns artigos de fitness pouco dispendiosos, como pesos ligeiros ou um tapete de yoga, que o poderão ajudar a começar, mas não precisa de muita coisa para iniciar um estilo de vida mais ativo. Na realidade poderá constatar que são muitas as pessoas em forma que, para manterem essa boa forma, usam apenas o seu peso corporal. Se quer mesmo usar equipamentos e máquinas, é muito provável que perto de si exista um ginásio. Mas mesmo assim se para si um determinado equipamento, como uma passadeira, o poderá ajudar a fazer mais exercício em casa, prove a si mesmo de que está empenhado em desenvolver hábitos regulares de prática de exercício. Quando estiver a fazer exercício 3-4 dias por semana consecutivamente ao longo de alguns meses, fazer um investimento no equipamento certo poderá ser uma boa ideia. O meu conselho é que se vai mesmo comprar, muitas vezes um equipamento usado poderá ser uma boa opção.

Auxiliar Nº 3:

A Evitar: Fazer sozinho. Todos somos seres humanos em busca de encorajamento positivo de parte dos que nos são mais queridos. Não dê início a algo como uma jornada secreta para uma vida mais ativa. Partilhe a sua paixão e a vontade de melhorar o seu bem-estar com as pessoas de que gosta. E até poderão querer juntar-se a si!

A Fazer: Motive um amigo ou membro da família a ajudá-lo ao longo do percurso. Peça-lhes que o ajudem principalmente naqueles dias que correm menos bem. E porque não encorajá-los e assim começarem em conjunto esse projeto de alcançar um estilo de vida mais ativo e saudável? Se na sua comunidade existir um grupo com estes objetivos, não deixe de participar.

Auxiliar Nº 4:

A Evitar: Começar de forma exagerada. Uma das principais razões para desistências é o facto de algumas pessoas exigirem demasiado de si mesmas logo no início, o que poderá levar a lesões, stress, fadiga e baixa autoestima.

A Fazer: Aceite o facto de que está a empreender uma caminhada, identifique as suas limitações e dê um passo de cada vez, dia após dia. Quanto mais se divertir em assumir esta abordagem progressiva, maiores serão as suas hipóteses de alcançar resultados no final. Escolha os exercícios de que gosta e tente levar o seu desempenho um pouco mais além todas as semanas. Tenha em mente que à medida que os seus níveis de exercício melhoram terá de adaptar a sua rotina de exercício, ajustando-a aos seus novos, e melhorados, níveis de boa forma.

Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é diretora de Formação de Fitness da Herbalife.

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pt-PT | 22-06-2017 22:04:55 | NAMP2HLASPX02