Qual é a melhor altura para treinar?

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A melhor altura para treinar


A desculpa mais comum que oiço para não se praticar exercício físico é a “falta de tempo”. No entanto, para cada uma das desculpas que encontrar para justificar a “falta de tempo” existem múltiplas alternativas que lhe mostram por que deve ter tempo. Durante as 24h do dia acredito que todas as pessoas conseguem encaixar uns minutos para fazer algum tipo de exercício físico: basta apenas planear um pouco o dia.

Mas será que todos os treinos são igualmente eficazes? E que altura do dia deve escolher para obter os melhores resultados? Aqui fica um guia para decidir que hora do dia é mais indicada para si e, como usar o tempo de forma eficaz.

Descubra a sua ‘janela de performance”…

Cada pessoa tem o seu próprio ritmo, que assenta numa combinação de hábitos e rotinas. Algumas pessoas são “matutinas” e a outras simplesmente custa-lhes começar o dia, independentemente do número de horas que dormiram. Quando se trata de treino físico, acredito haver sempre uma altura em que o organismo funciona melhor.

Para ter um bom treino é essencial que se sinta bem e com energia. Para encontrar a sua janela de performance, faça uma avaliação durante várias semanas e no final pergunte a si mesmo: Quando é que me senti com mais energia? De manhã cedo, depois do almoço, no final da tarde, à noite?


Gosta de se levantar cedo?

De um modo geral, aconselho a treinar de manhã, porque o corpo está totalmente restabelecido, o sistema nervoso está preparado a todo o gás e a mente está fresca. Como os seus músculos acabaram de repousar, é normal que tenha mais força no ginásio de manhã.

Se se considera uma pessoa “matutina”, faz todo o sentido treinar ao início do dia, antes de ficar cansado das atividades diárias. Se tem uma agenda muito preenchida, faça exercício logo pela manhã de modo a evitar que outras atividades se sobreponham.

No entanto, aconselho a evitar os treinos de manhã, se se sentir lento e “molengão” nas primeiras horas do dia. Evite passar por situações do stress adicional, causado pelo exercício matinal e escolha uma hora diferente em que esteja mais acordado e mais ativo.

Dica: Mesmo que não seja uma pessoa matutina, experimente respirar fundo umas quantas vezes enquanto se prepara para o dia. Fazer alguns alongamentos leves para ajudar a ativar a circulação, pode também ajudar a sentir-se mais acordado.


Gosta de uma sessão de ginásio a meio da tarde?

Se normalmente se sente com mais energia a meio da tarde, aproveite essa oportunidade para ser mais ativo! Os exercícios físicos a meio da tarde são particularmente eficazes se tiver tendência a sentir-se com mais energia após o treino, o que pode dar um empurrão extra à sua produtividade e atividade cerebral, durante o resto do dia.

Dica: Coma um snack equilibrado no final da manhã se quiser fazer exercício físico durante a hora de almoço ou no início da tarde. Precisa de se abastecer convenientemente de modo a manter a energia todo o dia. Por outro lado, se sente baixos níveis de energia ao início da tarde ou geralmente sente um período de quebra por volta das 17-19 horas, sugiro então que faça exercício físico, no início da manhã ou à noite.


Bastante acordado ao final da tarde?

Para os noctívagos, o melhor é guardar o exercício para o final da tarde. Este pode ser um ótimo período para fazer exercício físico, pois pode ajudar a libertar stress e relaxar, enquanto cuida do corpo. Terminar o dia com atividade física de maior intensidade pode também ajudar a que durma mais tranquilamente.

No entanto, as atividades de exercício físico à noite nem sempre são uma boa ideia. Se se sente exausto, acredito que o descanso é melhor que exercício físico intenso. Praticar exercício físico vigoroso quando está cansado aumenta os riscos de lesões, pelo que tem de estar particularmente atento durante a atividade, especialmente se está a usar pesos. Se este é o único período do dia que tem disponível para praticar exercício físico, opte por uma atividade mais leve tal como caminhar ou ioga. Guarde os exercícios mais intensos para os fins de semana ou quando estiver mais alerta.

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A hora perfeita para fazer exercício físico depende de cada pessoa. Escolha o período do dia que melhor se adapta ao seu organismo e estilo de vida. Certifique-se que está mentalmente presente durante os exercícios físicos: preocupar-se com assuntos de trabalho ou planear as compras do supermercado durante a atividade física não é a melhor forma de usar o seu tempo e energia. Se tiver pouco tempo, faça treinos mais curtos, mas com foco e concentração extras – um movimento desempenhado com consciência é melhor do que dois em que está ausente.

Finalmente, certifique-se sempre que está devidamente alimentado para a atividade que vai realizar. Reponha os nutrientes gastos com a atividade e descanse o corpo após cada sessão de exercício físico, para alcançar os melhores resultados.

por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é Diretora de Educação física na Herbalife.

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pt-PT | 22-06-2017 10:11:50 | NAMP2HLASPX01