Maximize a sua quantidade de passos diários

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Maximize a sua quantidade de passos diários

Não subestime o poder de uma caminhada! Andar a pé todos os dias pode ter um impacto muito positivo nos seus objetivos de bem-estar e forma física. Procura por uma atividade divertida, eficaz, e sociável para o ajudar a incluir o exercício na sua rotina diária? Procure caminhar mais todos os dias! Samantha Clayton, especialista em exercício físico, explica como e porquê este simples exercício pode fazer toda a diferença, e ainda dá dicas sobre formas simples de fazer a contagem dos passos diariamente...

Porque se deve deixar conquistar pela caminhada?

  • Andar a pé pode ser divertido, especialmente se o fizer com um amigo.
  • Se acha que caminhar não é exercício físico devido à baixa intensidade exigida, pense no assunto um pouco melhor. Apesar de uma caminhada não ser um exercício de alta intensidade, é uma atividade cardiovascular e permite-lhe manter-se ativo, o que é fundamental para alcançar os seus objetivos.
  • Sendo uma atividade fácil de realizar para a maioria das pessoas, a caminhada é um grande primeiro passo para conduzir as pessoas mais inativas para o caminho da atividade física. Assim que começar a mexer-se com uma atividade simples, como caminhar, pode sentir-se motivado a tornar-se ainda mais ativo.
  • Andar não custa dinheiro nem requer habilidades especiais, e pode ser facilmente inserida na sua rotina diária, de forma a fazer parte do seu dia, por exemplo, caminhando mais na ida e no regresso do trabalho.

3 maneiras para aumentar a sua contagem de passos e fazer mais caminhadas durante o dia

  1.   Mude hábitos simples, como estacionar mais longe das lojas, sair do transporte público uma paragem antes, subir as escadas em vez do elevador ou levantar-se para ir falar com os colegas ao invés de enviar um e-mail.
  2.  Tome decisões conscientes para caminhar enquanto estiver ao telefone, levantar-se da mesa algumas vezes por dia e caminhar durante 5 minutos, ou dar um passeio na pausa do almoço. Passe algum tempo (15-20 minutos) numa passadeira elétrica, e mantenha-se ativo em casa com atividades como limpeza e jardinagem, que acrescentarão mais passos à sua contagem!
  3. Defina objetivos como subir escadas várias vezes por dia, caminhar 5 km, passear o cão durante 40 minutos ou fazer duas pausas por semana para café com 20 minutos de caminhada. Isto vai acrescentar um número significativo de passos à sua contagem.

Está a caminhar suficientemente rápido?
Se é complicado ter tempo para fazer exercício, experimente aumentar o ritmo da sua caminhada, para aumentar a quantidade de passos dados em menos tempo. Seguem-se quatro ritmos que pode seguir:
S = Caminhada social. Um ritmo lento que permite conversar ao longo do caminho.
E = Passeio enérgico. Requer cerca de 60% de esforço. Pode conversar pelo caminho, mas irá ficar com pouco fôlego.
R = Caminhada rápida. Requer cerca de 70-80% de esforço, sendo difícil manter uma conversação.
P = Caminhada poderosa. Não vai conseguir conversar e vai estar a caminhar o mais depressa que conseguir, enquanto movimenta os braços. Tente incluir subidas no seu trajeto.

A melhor forma para registar os seus passos diários
Investir num pedómetro ou numa aplicação para telemóvel pode ajudar a registar os seus passos, já que é quase impossível contar 10.000 passos num único dia. Existem imensos aparelhos, mas eu sugiro que encontre algo que permita prender na roupa, vestir ou colocar no bolso de modo a que todos os passos contem! Muitos dos aparelhos têm ecrãs que monitorizam os passos diariamente, e até dão os parabéns sempre que alcançar os seus objetivos diários.


Por Samantha Clayton, Diretora de Formação em Educação Física na Herbalife.

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pt-PT | 17-10-2017 06:10:39 | NAMP2HLASPX01