Como o Ioga e a Meditação podem ajudar a relaxar

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Alongamentos suaves de Ioga

Às vezes, após um longo dia, gosto de relaxar com uma rotina suave de ioga. Esta é também uma ótima maneira de começar o dia: com alguns movimentos simples de ioga, limpa sua mente e define um tom positivo para o resto do dia.

Meditação

Na minha opinião, a meditação é simplesmente um termo usado para descrever algum tempo onde pode desligar-se do caos da vida e tentar acalmar a sua mente entrando num estado de consciência calmo. Uma conversa recente que tive com um amigo fez-me perceber que a meditação muitas vezes é mal interpretada. Estes mal-entendidos comuns impedem as pessoas de tentar. Ele disse-me: "Eu tentei a meditação, porque o meu emprego é tão stressante com horas incrivelmente longas, mas desisti de meditar porque pensei que era um meditador terrível. Nunca conseguia limpar a minha mente, pelo que ficava frustrado e parava. Mas agora entendo que ter pensamentos é simplesmente uma parte do processo.” O que ele disse é exatamente o que eu costumava sentir quando tentava meditar.

Tal como acontece com todas as coisas relacionadas com o bem-estar e fitness, existem muitas escolas de pensamento e muitos métodos. Hoje vou partilhar as minhas dicas práticas para serenar a mente e refletir sobre o seu dia, com conselhos de meditação simples e práticos.

 

 

“Sim” e “Não” sobre meditação

Não pense que precisa de um ambiente completamente silencioso para praticar. No mundo real, especialmente em casa se tiver filhos ou no escritório, é quase impossível encontrar um local em completo silêncio.

Sim, tente afastar-se das principais distrações, tais como telefones, computadores e espaços barulhentos. Afaste a sua cadeira do escritório do ecrã. Em casa, feche a porta do quarto.

Não se convença de que precisa de equipamento especial, tal como tapete de ioga, cintas ou mantas, porque pode meditar em todo o lado. Quanto menos coisas precisar, mais fácil será para dedicar um momento para praticar.

Sim, tente sentar-se ou deitar-se num local confortável onde se sinta descontraído. Pode manter os olhos fechados ou abertos, o que for mais confortável para si.

Não force uma respiração a que não esteja habituado. Pode fazer com que se sinta mal ou com dores de cabeça. Pode trabalhar numa técnica de respiração após começar a sentir-se confortável com a meditação.

Sim, foque-se na sua respiração. Sinta o ar a entrar e a sair do seu corpo. Simplesmente esteja atento à respiração e à sensação obtida.

Não tenha pensamentos negativos quando surgirem na sua mente listas de tarefas a fazer ou as compras do supermercado.

Sim, afaste os seus pensamentos de tarefas domésticas e regresse à sua respiração.

Não tenha uma longa lista de afirmações ou objetivos que lhe fazem pensar ou cantarolar.

Sim, tenha uma ou duas palavras importantes que ajudem a relaxar ou orientar em direção a uma positiva sensação de bem-estar.

Desfrute a sua escapada do caos da vida atual.

Procure ter 20 minutos de paz para si, uma ou duas vezes por dia. Lembre-se que a meditação é considerada uma prática, tal como ioga, o que significa que pode precisar de prática até alcançar os melhores efeitos.

Se estar sentado não é para si, pode meditar em movimento enquanto caminha ou corre.

A minha corrida de domingo é o que eu chamo "A Escapada da Mãe". Eu relaxo e limpo a mente, concentrando-me na respiração. Se tiver problemas para relaxar, basta ritmicamente contar meus passos 1-2, 1-2. Então concentro-me na respiração e faço alguns alongamentos de ioga. Quando me apercebo passou por mim uma bela hora de descontracção, e estou pronta para seguir em frente mantendo os meus filhos seguros enquanto brincam.

Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é Diretora de Educação Física na Herbalife

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pt-PT | 17-12-2017 13:08:21 | NAMP2HLASPX01