Hidratação e Exercício Físico

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Hidratação e Exercício Físico

O corpo humano é composto por cerca de 60-70% de água. Portanto, não é exagero afirmar que a água é vital à nossa sobrevivência. A água permite manter a temperatura do corpo, permite-nos respirar, é essencial à digestão e excreção de resíduos do organismo e auxilia os movimentos corporais, isto apenas para nomear algumas das suas funções!


Recomenda-se a ingestão de 8 a 10 copos de água por dia, mas quando praticamos desporto ou as temperaturas são elevadas, precisamos beber mais, uma vez que os níveis de transpiração aumentam.

Beber apenas água, é suficiente ou é necessária a ingestão de uma bebida desportiva para assegurarmos uma hidratação adequada?
As bebidas desportivas vão garantir uma boa hidratação e dar energia, se estiver a praticar exercício de ele­vada intensidade por mais de uma hora.
No entanto, se não praticar atividades físicas a este nível, a água simples serve perfeitamente.

O que define uma bebida desportiva?
As bebidas desportivas (denominadas por vezes bebidas isotónicas ou de eletrólitos) são desenvolvidas para conter o nível adequado de hidratos de carbono (5-8 g/litro) e de eletrólitos (como sódio ou potássio), assegurando assim uma boa hidratação e a reposição dos nutrientes que vão sendo eliminados pelo organismo durante o exercício físico.

Sabia que?
Estudos revelam que apenas 1% de desidratação é o suficiente para provocar alterações na temperatura do corpo, um nível de desidratação de 2% irá já afetar significativamente o nível do seu desempenho desportivo . Para assegurar uma performance eficaz é essencial assegurar um ótimo nível de hidratação.

Outro tipo de bebidas com elevado teor de hidratos de carbono impede a absorção rápida da água, retardan­do assim a hidratação, não sendo portanto adequadas antes de praticar exercício físico.

Por isso, se estiver a praticar exercício físico intenso, opte por uma bebida desportiva. Mas se não fizer treinos intensos e integrar estas bebidas na sua rotina diária, poderá acabar por aumentar de peso, devido ao elevado teor de hidratos de carbono.

Se não gostar do sabor da água, experimente adicionar uma fatia de limão ou de laranja. Assim consegue dar-lhe algum sabor, sem ingerir a quantidade de calorias que ingeriria se optasse por outro tipo de bebida.

Dicas para manter a hidratação quando pratica exercício físico

  • Assegure uma boa hidratação antes de começar o treino. Comece a beber água duas horas antes.
  • Mantenha o nível de hidratação no máximo durante o exercício.
  • Lembre-se sempre de se reidratar quando terminar. É essen­cial à recuperação. Beba um a dois copos por hora até a urina voltar a ter um tom incolor novamente. 

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pt-PT | 17-12-2017 13:14:22 | NAMP2HLASPX02