Exercícios para manter o coração em forma

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Exercise for Heart Health

Todos os dias ouvimos inúmeras razões para fazer exercício físico e adotar um estilo de vida ativo e saudável, mas frequentemente focamo-nos nos resultados que são visíveis; como a redução da gordura corporal, o aumento da massa muscular ou melhorias na aparência da pele. O que muitas pessoas parecem não reparar é que os benefícios que não saltam à vista são muitas vezes os mais impressionantes, ajudando a manter ou melhorar o seu bem-estar de formas que até poderá desconhecer. Juntámo-nos com a especialista em exercício físico e ex-atleta de competição, Samantha Clayton, para obter mais informação sobre os benefícios que um estilo de vida ativo e saudável pode trazer ao coração e outros aspetos do nosso bem-estar.

“Praticar exercício físico regularmente traz uma série de benefícios ao nosso bem-estar”, afirma Samantha.

“Na minha opinião, os efeitos da prática de exercício físico que não são visíveis são os mais importantes.”

“Entre os quais inclui-se uma melhor função cardíaca, força muscular e uma sensação geral de bem-estar. E apesar destes benefícios não serem visíveis a olho nu, o aspeto mais positivo é que os podemos sentir, especialmente os benefícios associados ao funcionamento cardíaco.”

Se se dedicar a um programa de cárdio-fit durante algumas semanas, deverá começar a sentir mais facilidade em praticar exercício físico, o mesmo sucedendo com a execução das tarefas diárias. “O exercício cardiorrespiratório (também conhecido por “cárdio”) é um termo usado para descrever o tipo de exercício que atua ao nível do coração e sistema circulatório. E este sistema tem de trabalhar todos os dias para nos mantermos vivos”, explica Samantha.

“Como o coração é um músculo e, o exercício físico ajuda a melhorar as capacidades do coração em bombear o sangue, o treino cárdio é também muitas vezes denominado por ‘treino de fortalecimento do coração’”.

Entrando mais em detalhe, Samantha acrescenta: “o coração bate, em média, cerca de 100.000 por dia, enviando mais de 7.500 litros de sangue em circulação pelo corpo. Sempre que aumenta a atividade do coração durante o exercício, este tem de bombear sangue a um ritmo superior. Fazer isto com regularidade ajuda o coração a tornar-se mais eficiente a bombear do sangue, o que significa que terá de trabalhar menos para manter as funções sanguíneas durante o repouso, proporcionando-lhe uma frequência cardíaca mais moderada de repouso.”

Se deseja obter benefícios da prática regular de exercícios cardiovasculares, Samantha recomenda que os adicione à sua agenda 3-5 dias por semana. Os exercícios que proporcionam uma melhoria cardiovascular incluem caminhar, correr, andar de bicicleta, dança e natação, ou qualquer atividade que o leve a “ficar sem fôlego”.

Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é Diretora-sénior de Educação Física da Herbalife.

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pt-PT | 27-07-2017 21:38:24 | NAMP2HLASPX01