5 erros a evitar durante o exercício físico

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5 erros a evitar durante o exercício físico

Será que comete erros durante o treino que poderão comprometer os seus objetivos? Veja a minha lista de erros mais comuns e as sugestões para os corrigir, para que otimize ao máximo o tempo que passa no ginásio.


Erro nº 1: Tempo improdutivo na passadeira

Muitas pessoas programam a passadeira para um ritmo lento e caminham enquanto veem televisão ou passam os olhos por uma revista, na convicção de estarem a treinar sem grande esforço. Apesar de, obviamente, isto ser melhor do que não fazer nada, as calorias que se queimam são mínimas e, esta não é a forma mais eficaz de aplicar o tempo no ginásio.

Solução: Programe a passadeira para um ritmo que o obrigue a concentrar-se no que está a fazer. Varie a velocidade e o grau de esforço várias vezes. Se começa sempre o treino na passadeira, tente quebrar esse hábito e experimentar outro equipamento de cárdio.


Erro nº 2: Costas curvadas

Curvar-se enquanto faz pesos (mesmo que bastante leves) pode causar stress desnecessário nos músculos superiores e inferiores das costas. Isto é particularmente relevante se passar grande parte do seu dia sentado à frente da secretária, já que períodos prolongados nesta posição podem enfraquecer os músculos, o que associado a exercícios de pesos praticados de forma incorreta pode provocar lesões ou desequilíbrios evitáveis na musculatura.

Solução: Adote sempre uma postura atlética. Contraia os glúteos e flita as pernas para fazer exercícios com pesos.


Erro nº 3: Exercícios isolados

Concentra a maior parte do seu treino em pequenos grupos musculares, como os bíceps ou abdominais? Fazer ocasionalmente treinos focados em certos músculos pode ser benéfico, mas se trabalhar apenas pequenos grupos musculares, a quantidade de calorias gasta e a forma física de um modo geral, podem não sofrer um impacto tão eficaz como seria de esperar.

Solução: Maximize o tempo que passa no ginásio combinando exercícios que envolvam grandes grupos musculares, para aumentar as hipóteses de queimar mais calorias durante e após o treino. Se está mesmo focado em pequenos grupos musculares, integre na sua rotina alguns exercícios de cárdio.


Erro nº 4: Descanso demasiado prolongado

Passar demasiado tempo em “descanso” durante as sessões com pesos é um erro muito comum. É importante permitir a recuperação dos músculos entre sequências, mas procure manter o foco e regressar ao exercício assim que o tempo estipulado para o repouso terminar.

Solução: Tenha um cronómetro para controlar o tempo de exercício vs. o tempo de repouso ou, para obter ainda mais proveito do seu treino, faça exercícios cárdio no intervalo de cada sequência com pesos, para manter o ritmo cardíaco elevado.


Erro nº 5: Não fazer aquecimento

Começar imediatamente o exercício sem fazer primeiro o aquecimento poderá provocar lesões e minimizar o potencial do seu exercício. Disponha de alguns minutos, antes do exercício, para preparar o seu corpo, e a sua mente, e assim obterá melhores resultados, para além de ajudar a diminuir as dores musculares que poderá sentir no dia seguinte…

Solução: o aquecimento serve para preparar o corpo para o exercício físico. Experimente uma forma de tornar o aquecimento mais dinâmico, com exercício ligeiros de cárdio ou, se estiver com pouco tempo faça, como forma de aquecimento, uma versão ligeira dos exercícios a praticar. Por exemplo, se vai fazer exercícios de peso, faça como parte do aquecimento a simulação do levantamento de pesos.


Por Samantha Clayton, Diretora de Educação Física da Herbalife.

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pt-PT | 23-08-2017 04:56:47 | NAMP2HLASPX03