3 Desportos de água de baixo impacto

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Stand up Paddle

O stand up paddle é uma combinação de surf e kayak. É um dos desportos de água em maior crescimento no mundo. Muitas pessoas são atraídas pela modalidade pelo facto desta proporcionar um treino completo. Reforça o tronco, melhora a capacidade cárdio, o equilíbrio e a flexibilidade; tudo isto praticamente sem impacto. E melhor do que tudo, é uma modalidade divertida!

Com o tempo, o tronco desenvolve a capacidade de estabilizar todo o corpo e, à medida que começa a integrar os movimentos do remo, a rotação oblíqua será um bom desafio para os ombros.
A resistência criada pelo remo na água vai ajudar a desenvolver massa muscular. O stand up paddle é adequado a pessoas de todas as idades e a todos os níveis de condição física e, ao contrário do surf, não precisa de ondas para o praticar. Águas calmas são o cenário perfeito para os principiantes, que podem praticar a modalidade no mar, lagoa ou qualquer local com água.


Aeróbica Aquática

As aulas na água são uma forma divertida de usar a resistência e a flutuação na água para condicionar os músculos e melhorar a resistência cardiovascular, força e flexibilidade. Ao praticar exercícios de força e técnicas de alongamento, melhora-se a tonicidade do corpo e aumenta-se a amplitude de movimentos. Não é preciso frequentar uma aula para fazer um ótimo treino. Basta saltar para a piscina e fazer movimentos diferentes que obriguem as articulações a alcançar toda a sua amplitude.

Nadar

Nadar ajuda a melhorar a forma aeróbica, uma vez que força o organismo a aprender um novo padrão respiratório. Ter a cabeça debaixo de água obriga o corpo a adaptar-se rapidamente. Ao alargar a profundidade e volume de cada respiração, está a forçar os pulmões e coração a processar o oxigénio de uma forma mais eficaz. Uma vez que a natação não provoca impacto nas articulações, esta é uma ótima alternativa para dar descanso aos músculos das atividades de grande impacto, como a corrida ou o treino de força, que causam pressão nas articulações das ancas, joelhos e tornozelos.

Pode ainda optar por nadar para relaxar, ou em alternativa, fazer um treino puxado para queimar calorias, completando várias piscinas.

Não é necessário estar de férias para obter os benefícios de praticar exercício na água. A natureza calma da água ajuda a relaxar e a aliviar o stress. Adoro praticar exercício na água uma vez por semana. E devido à resistência que provoca sei que queimo uma boa quantidade de calorias cada vez que o faço.

Entrar na água e aproveitar a natureza é divertido e nem parece que estou a fazer exercício físico. Este verão não deixe de aproveitar e faça exercício na água. Vai ver que vai adorar!

por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é Diretora de Educação Física na Herbalife

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pt-PT | 24-09-2017 06:45:09 | NAMP2HLASPX02