Supere os seus medos e alcance os seus objetivos

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Conquer that fear and reach your goals
Seja qual for o seu objetivo, se quer ter sucesso tem primeiro que acreditar em si mesmo e, de seguida, seguir um plano. Recentemente partilhei um artigo sobre como definir os seus objetivos e, também partilhei as minhas ideias sobre como pensar como um atleta, mas hoje quero falar sobre como perder o medo.

Como conquistar o medo no desporto

Os atletas não se limitam a perder o medo, eles aproveitam-nos como alavanca para o sucesso. Apesar disto poder parecer estranho para alguns leitores, creio que será mais fácil compreender após uma breve análise do medo.

O medo é uma emoção que pode provocar uma libertação adicional de adrenalina no sangue. Para nos protegermos, o mecanismo de “luta ou fuga” começa a funcionar e o corpo prepara-se para a ação. No desporto e noutros ambientes competitivos, não é tipicamente o medo do perigo que cria a adrenalina, mas sim uma mistura de antecipação e entusiasmo. Os atletas treinam diariamente para gerir estas emoções de uma forma positiva, de forma a permitir-lhes otimizar o desempenho.

Se está a tentar imaginar de que forma isto o pode ajudar a alcançar os seus objetivos, deixe-me explicar. Estar preparado e ter um plano de ação, vai permitir que treine a sua mente para superar quaisquer emoções negativas que se possam atravessar no seu caminho. E não precisa de ser um atleta para beneficiar de técnicas de treino mental.

Como usar o medo para ficar mais perto dos seus objetivos

Nem todos nós temos que ir correr para as colinas para superarmos o medo. Na vida quotidiana existem coisas que temos vontade de fazer, mas não avançamos porque o medo de falhar é muito grande.

Fazer mudanças no estilo de vida, especialmente aquelas que envolvem controlar o peso e bem-estar, podem levar as pessoas a sentir ansiedade e receio. O medo de falhar ou medo do desconhecido pode frequentemente impedir uma pessoa a tentar algo novo. Experimente usar as minhas três dicas de controlo do medo para ajudar a ultrapassar emoções negativas e transformá-las em êxitos.


1: Avaliação do medo:
Escreva num papel a lista das piores coisas que podem acontecer se falhar, isto frequentemente ajuda a colocar as coisas em perspetiva e faz com que se aperceba que está na hora de começar a sua jornada. Com tantos pensamentos em mente, às vezes o cenário parece piore do que realmente é. Por vezes, todos podemos ser “vítimas” de uma imaginação fértil, passar os medos para o papel pode ajudar a avaliar se de facto são válidos.

2: Defina objetivos:
Escreva os seus objetivos escritos e procure usar uma ferramenta de definição de objetivos S.M.A R.T. Ter um destino e um prazo em mente vai ajudar a seguir em frente nos dias em que mais apetece desistir. O receio de não estar no controlo da situação pode trazer emoções negativas. Penso que uma definição clara de objetivos vai ajudar a colocá-lo no controlo total do seu sucesso.

 

3:  Treino de positividade:
Escreva uma afirmação positiva e diga-a todos os dias. Quanto mais vezes disser a si mesmo que vai ter sucesso, mais facilmente irá acreditar que é mesmo verdade. Um exemplo do meu antigo diário dos meus tempos de atleta diz “Eu sou forte, eu sou poderosa, nasci para competir a nível mundial” ou, dos tempos em que tive de controlar peso após a gravidez em que escrevi “Vou recuperar o meu corpo pré-bebé, sou forte e focada”. Ter uma abordagem mental positiva pode inspirar a continuar em frente, rumo ao seu bem-estar.

Muitos atletas dir-lhe-ão que o lado mental do desporto é mais importante que o aspeto físico e que a autoconfiança é um dos elementos principais para tornar os sonhos em realidade.

Se passou os últimos anos a iniciar e desistir dos seus objetivos de bem-estar e controlo de peso, pode beneficiar se fizer uma tentativa com uma abordagem mental positiva. Tente não deixar que os seus medos de falhar interfiram no seu sucesso. É bem melhor tentar e falhar, do que não tentar de todo.

por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é diretora de Educação Física da Herbalife.

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pt-PT | 17-10-2017 06:08:33 | NAMP2HLASPX01