6 formas de acabar com a monotonia da passadeira

Print
6 formas de acabar com a monotonia da passadeira

Imagine-se a correr numa passadeira … passa o tempo a pensar em como competir consigo mesmo ou distrai-se a ver um programa enquanto treina?  Ou, pelo contrário, só pensa no quanto o tempo custa a passar até a corrida começar a parecer-lhe um castigo que se inflige a si mesmo?

Quando se trata de correr na passadeira, é muito raro alguém ter uma opinião indiferente – o normal é as pessoas adorarem ou odiarem! Mas, com os dias a ficarem mais frios e curtos, para muitas pessoas só há uma opção: ir para a passadeira ou, correr o risco de congelar na rua.

Nos climas mais a norte, os meses frios de inverno são propícios a fazer-nos ganhar alguns quilos. Siga algumas das minhas dicas para passar bem o tempo na passadeira e, evitar uma grande pausa nos treinos até à primavera.

1. Varie o terreno ao ajustar a inclinação
Se usa uma passadeira recente onde pode ajustar a inclinação, divirta-se a criar uma desafiante corrida de montanha.
Desde correr por montanhas ou apenas em pequenas colinas, basta carregar no botão da inclinação para quebrar a monotonia de uma corrida em terreno plano. Adoro correr em trilhos de colinas e do desafio de alterar a inclinação a cada 60 segundos. Uma das vantagens de controlar a inclinação é que, se por acaso a colina lhe parecer muito acentuada, basta um toque para atenuar a inclinação um pouco. E isso não consegue fazer quando treina no exterior!

2. Programe uma playlist musical com antecedência
A música é muito motivadora, especialmente quando se trata de treinos e performance desportiva. A maravilha da tecnologia moderna é que pode criar uma lista só com as suas músicas favoritas. Dedique algum tempo para escolher de entre a sua coleção musical as canções que o fazem sorrir. Ouvir uma música que adora pode funcionar como uma motivação extra para aumentar a velocidade e correr um pouco mais depressa.

3. Treino intercalado para evitar a monotonia
A preferência por este método depende de cada pessoa, mas o treino intercalado tem imensos benefícios, não só porque evita a monotonia, como também pode ajudar a puxar mais por si, para que queime mais calorias em menos tempo. Uma boa forma de fazer treino intercalado é, correr a um nível de dificuldade 7/10 durante 45 segundos, e depois caminhar a um nível de dificuldade de 3/10, durante 30 segundos. Treinar desta forma durante 30- 45 minutos pode melhorar a sua forma cardiovascular e resistência.

4. Divirta-se com as funções
Se quiser correr de sempre ao mesmo ritmo, sem ajustar a inclinação ou a velocidade, então afaste a mente da corrida e distraia-se com as funções da passadeira.
A maior parte das novas passadeiras está equipada com monitores de pulsações e contadores de calorias queimadas, pelo que pode estabelecer pequenos desafios com estas opções! Tente manter as suas pulsações dentro do intervalo estabelecido e adivinhar quantas calorias queima a cada dois minutos. Ou pode escolher um dos planos de corrida pré-definidos e deixar a sua mente abstrair-se a pensar na vida. É preferível pensar nos seus problemas enquanto treina, do que quando está a tentar dormir.

5. Divida a sua corrida
Estabeleça alguns desafios antes de começar a correr e não tenha receio de a dividir em parcelas concretizáveis.

Não suba para a passadeira sem ter objetivos, porque se o fizer, as probabilidades de terminar mais cedo são muito maiores. Se tiver como objetivo correr cinco quilómetros, mas fica aborrecido logo após correr dois, então opte por fazer um intervalo. Assim pode manter o seu compromisso de correr os cinco quilómetros – basta dividir a corrida e concentrar-se em cumprir cada uma das etapas. Por exemplo, saia da passadeira e faça alguns exercícios leves de resistência ou abdominais, e depois continue a corrida. O importante é regressar.

Muitos ginásios também oferecem aulas com instrutor, que incluem tanto corrida como treino com pesos. A atmosfera de grupo é divertida e pode ajudar a motivar-se.

6. Mantenha-se no rumo certo
Os benefícios de treinar numa passadeira é que pode facilmente visualizar a duração e distância percorrida, sem as variáveis de um terreno agreste e um tempo instável que o atrasam.  Lembre-se, treine apenas a um ritmo com o qual se sinta confortável. É tentador puxar por si mais intensamente se a pessoa ao lado está a correr mais depressa, mas pode estar a prejudicar-se se puxar demasiado por si. É sempre melhor ter cuidado e manter-se afastado de lesões.



Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA, Diretora de Educação Física na Herbalife.

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 26-06-2017 07:00:56 | NAMP2HLASPX02