7 formas de manter a motivação para fazer exercício físico

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7 formas de manter a motivação para fazer exercíci

Já ouviu falar imensas vezes dos benefícios do exercício físico e sabe que o deve praticar, mas é tão fácil encontrar desculpas. 'Estou tão bem no sofá', 'Está a dar a minha série favorita', ou Está frio lá fora'.

Já ouvimos tudo isto, então como é que se consegue obter (e manter) a motivação para se mexer e fazer exercício físico regularmente?

  1. Planear.
    Ao ter uma vida ocupada, ter tempo para praticar exercício diário pode parecer difícil. Transforme o exercício físico numa prioridade e integre-o na sua rotina diária. Não pense no exercício como algo opcional. Também ajuda se planear o treino para a altura do dia que mais gosta. Por exemplo, se lhe custa levantar-se da cama de manhã não faça planos para treinar nessa altura. É preferível escolher a hora de almoço ou treinar depois de sair do emprego..

  2. Vestir o equipamento.
    O primeiro passo (e geralmente o mais difícil) é vestir o equipamento desportivo. Assim que estiver equipado, é muito mais fácil começar. E melhor ainda, ofereça uma prenda a si mesmo. É surpreendente como um novo par de ténis, uma peça de roupa ou um novo artigo nos podem motivar. E ainda tem o bónus de fazer com que se sinta muito melhor!!

  3. Variedade é essencial.
    Altere o seu trajeto de corrida habitual, ande de bicicleta ou escolha nadar numa piscina ao ar livre em vez de uma coberta. Mude alguns pormenores do seu treino para o manter interessante e não se aborrecer. O ginásio pode-se tornar rapidamente num local monótono, portanto se costuma ir ao ginásio, experimente praticar exercício ao ar livre de vez em quando.

  4. Conviver.
    Faça exercício com amigos, divirta-se e motivem-se mutuamente. Os amigos dão apoio, podem dar opiniões positivas e tornar tudo mais divertido! Em alternativa, experimente fazer aulas de fitness ou junte-se a uma equipa local. Se gosta de competição, as equipas desportivas são ótimas. Treinar com alguém que esteja em melhor forma, também é uma excelente maneira de puxar por si e de o estimular a fazer mais e melhor..

  5. A arte da distração.
    Fazer exercício físico enquanto ouve música ou conversa com amigos vai mantê-lo distraído. Pode acabar por reparar que faz exercício por mais tempo ou que alcança o objetivo mais depressa do que pensava. Se está em casa, experimente fazer exercício enquanto vê televisão ou durante os intervalos para anúncios.

  6. Estabelecer objetivos realistas.
    Pode não estar a pensar em correr uma maratona, mas é importante estabelecer objetivos e colocá-los em prática para se manter motivado ao longo do caminho. Mas seja realista! Não estabeleça objetivos impossíveis de alcançar. Escreva-os e lembre-se de os rever regularmente à medida que a sua forma física melhora.

  7. Recompense-se a si mesmo.
    Pode ser por correr um quilómetro a mais ou perder um quilo, mas sempre que alcançar um dos seus objetivos pessoais e estiver satisfeito com o seu desempenho, premeie-se a si mesmo. Pode tirar um dia de folga ou comprar uma peça de roupa nova. Tenha orgulho nas metras que alcançou.

Lembre-se sempre da sensação que sente após praticar exercício físico – as endorfinas a percorrer o corpo, sente-se bem e satisfeito consigo mesmo. Da próxima vez que lhe faltar vontade para começar, lembre-se desta sensação e faça exercício físico!!

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pt-PT | 27-07-2017 21:33:56 | NAMP2HLASPX01