3 passos para pôr a família em forma

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3 passos para pôr a família em forma

Se habituar os seus filhos desde cedo a serem bem-sucedidos e a terem cuidado com o seu bem-estar, isso vai ajudá-los a manterem-se no caminho certo quando forem adultos. Samantha Clayton descreve um plano de ação para o ajudar a alcançar objetivos de exercício físico para toda a família. E como bónus, você fica em forma também!

Quando se trata de exercício físico, os pais podem motivar os filhos a serem ativos, praticando exercício eles próprios. Essencialmente, praticar exercício físico em família é um acto de equilíbrio. Cada progenitor tem de aprender a equilibrar, de uma forma positiva, a atividade física e o bem-estar, inspirando e encorajando os filhos a fazerem o mesmo. Não é uma tarefa fácil, mas descobri que estes três simples passos fazem bastante sentido e funcionam para mim. Espero que consigo aconteça o mesmo.

A maioria das ações começam com um pensamento, por isso mantenha os seus pensamentos positivos e um discurso coerente com o que pensa, assim, o mais certo será o corpo entrar na sintonia também.


Passo 1: Discurso positivo

As palavras que usamos são muito importantes, principalmente com crianças por perto. Elas percebem muito mais do que você pensa. Não é possível saber de que forma as suas palavras as podem afetar no futuro, portanto seja sempre o mais positivo possível, especialmente quando fala sobre imagem física e sobre ser-se ativo. Acredito que a verdadeira beleza vem de dentro, mesmo num dia difícil, portanto procure sempre ter uma bordagem verbal positiva às situações.


Passo 2: Pensamentos positivos

Os actos e palavras positivas começam com pensamentos positivos. Assim, se tiver pensamentos negativos sobre o seu corpo, comece a pensar em afirmações de confiança corporal positivas. Estas aparecem de uma forma mais natural quando começa a fazer pequenas alterações físicas na sua rotina de modo a que se sinta melhor.

Por exemplo, referir-se a uma dieta equilibrada como sendo algo a evitar porque nos privamos de alimentos que gostamos, é um bom exemplo de como assim estará a ensinar às crianças a associarem uma emoção negativa a hábitos alimentares equilibrados, uma vez que estes restringem o consumo de calorias vazias (ou seja pouco equilibradas), quando na verdade, ter hábitos alimentares saudáveis é muito melhor para a saúde. Como referi, este equilíbrio não é fácil. Mude a sua forma de pensar que os pensamentos positivos vão começar a surgir.


Passo 3: Mentalize-se para agir

Já ouviu a expressão “muita conversa e pouca ação?” Bem, vou falar sobre agir. Não tem de ser uma atividade que coloque a família inteira a mexer-se. Assim que você começar a fazer uma atividade semanal, a sua família inteira vai querer passar esse tempo consigo e fazer exercício físico em conjunto.

Sempre achei que os desportos das crianças são uma oportunidade ideal para os pais fazerem também algum exercício físico. As crianças estão ocupadas a brincar e a serem ativas, pelo que é a oportunidade perfeita para os pais manterem-se também em forma.

Quanto mais cedo começar a ser mais ativo e a sentir-se bem, mais cedo irá conseguir mostrar as suas ideias à sua família. Deixo aqui um exercício personalizado para o ajudar a começar!



Exercício físico da semana

Se exercício físico é uma novidade para si ou não tem muito tempo disponível, vai sentir-se satisfeito por realizar esta rotina uma única vez. O seu objetivo, no entanto, será realizar esta rotina 5 vezes. Tente que a sua família o acompanhe, ou peça que o ajudem a medir o tempo, de modo a que estejam envolvidos.

Se exercício físico é novidade para si: Caminhe durante 45 segundos e depois faça uma corrida calma em 30 segundos. Realize alguns alongamentos enquanto recupera o folego durante 30 segundos, e depois repita.

Se se sente preparado para mais: Corra calmamente durante 45 segundos, e depois acelere um pouco durante 30 segundos. Realize alguns alongamentos enquanto recupera o folego durante 30 segundos, e depois repita.

Nota: Mantenha estes tempos e rotina, mas ajuste a sua corrida/caminhada ao seu nível físico.


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Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Samantha é Diretora de Educação Física na Herbalife

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pt-PT | 17-10-2017 06:20:07 | NAMP2HLASPX02