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Superalimentos - Definição

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superfoods

Sempre que ouço a palavra “superalimentos” não consigo deixar de pensar em super-heróis. O termo implica que esses alimentos têm mais nutrientes do que os presentes noutros alimentos comuns. Mas a categoria “superalimentos” não existe. É simplesmente uma palavra que é usada para defender as propriedades benéficas para a saúde dos alimentos ricos em nutrientes. **

Na maior parte dos casos, alguns dos alimentos mais ricos em nutrientes que pode consumir são alimentos à base de plantas, que oferecem uma abundância de vitaminas, minerais e fibras para além de fitonutrientes - muitos dos quais atuam como os polifenóis do azeite, contribuindo para a proteção dos lipídios do sangue contra ã oxidação das células. Se pratica uma dieta rica em legumes, provavelmente já está a ingerir muitos dos alimentos que poderiam ser considerados superalimentos - mesmo que não sejam tão exóticos quanto o mangostão ou as sementes de cacau.

As tendências alimentares não são diferentes de qualquer outra tendência. Parece que estamos sempre à procura de algo novo e incomum. E talvez no caso dos superalimentos, a tendência seja encontrar um alimento que seja mais "super" do que o anterior.

Todos os Alimentos Equilibrados são Superalimentos

É minha convicção de que não se deve colocar o foco apenas num superalimento em particular nem nos seus benefícios. É importante prestar atenção a todos os diferentes tipos de superalimentos que contêm igualmente benefícios. A maioria dos alimentos vegetais é “super” por si só, apresentando misturas únicas de complexos de vitaminas, minerais e fitonutrientes.

Com um número substancial de compostos potencialmente benéficos nos alimentos vegetais, podemos nunca saber como cada um pode promover o bem-estar.

Assim, quando, por exemplo, uma fruta é sujeita a investigação e revela ser potencialmente benéfica para a nossa saúde, associasse-lhe o rótulo “superalimento”. E Isso pode, muitas vezes, levar à exclusão de frutas que podem ser igualmente benéficas para nós. Por outras palavras, se preferirmos alimentos específicos porque eles são "super", podemos correr o risco de desprezar outros alimentos que são igualmente "super", mas apenas de uma maneira diferente.

Tive um cliente, já há uns anos atrás, que adotava o comportamento de abraçar todas as novas tendências de superalimentos, certificando-se de que as incluía na sua alimentação diária, e nas quantidades precisas relatadas nas respetivas pesquisas, para obter o máximo de benefícios.

Naquela época, aveia, mirtilos, espinafre e amêndoas eram alguns dos superalimentos mais populares e em voga. Ele acreditava tão veementemente no poder desses alimentos que não procedia a nenhuma substituição. Mas a verdade é que poderia ter optado por outros cereais integrais, frutas, legumes de folha verde e frutos secos, que teria obtido igualmente uma super-dieta.

 

 

Abundância de Alimentos Vegetais, Abundância de Superalimentos

Não há dúvida de que a couve é rica em nutrientes, tal como o nabo, a acelga e o espinafre. E a batata doce é ótima. Mas outros “vegetais laranjas”, como a cenoura, e a abóbora também têm virtudes.

Mas uma coisa que, sem dúvida, as tendências alimentares podem fazer é dar a conhecer novos alimentos que talvez não tivéssemos experimentado antes. Então talvez seja boa ideia adicionar esses alimentos à sua alimentação em vez de excluir todos os outros.

*Vitaminas e minerais como cobre, manganês, riboflavina, selénio, vitamina C, vitamina E e zinco contribuem para a proteção das células contra o estresse oxidativo.

Susan Bowerman é Diretora de Formação e Educação Nutricional na Herbalife Nutrition.

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pt-PT | 20-08-2018 01:06:35 | NAMP2HLASPX01