Mudar a sua dieta em 2 semanas

Print
Mudar a sua dieta em 2 semanas

Para além do exercício físico e da hidratação, a Herbalife recomenda um equilíbrio na ingestão diária de calorias: 30% de proteína, 30% de gorduras e 40% hidratos de carbono.

Isto pode, no entanto, ser mais fácil de dizer do que de colocar em prática. Por esse motivo a nossa nutricionista Susan Bowerman partilha os 10 passos do seu guia de 2 semanas para um plano nutricional equilibrado.

“Quando alguém quer iniciar de imediato uma nova dieta, isso diz-me que aquela pessoa está empenhada em iniciar um plano nutricional. Uma mudança na alimentação irá muito provavelmente ajudar a que os resultados sejam visíveis, sendo assim um fator de motivação para todos os esforços intrínsecos à adoção de um estilo de vida ativo, e para que permaneça fiel ao plano.

Mas se uma alteração imediata da dieta é algo muito importante, talvez não seja boa ideia cortar as calorias drasticamente, uma vez que o equilíbrio nutricional da sua alimentação poderá sofrer alterações que o façam sentir-se cansado e com fome se não fornecer ao corpo uma quantidade razoável de “combustível”. Uma dieta excessivamente rigorosa é normalmente difícil de manter por muito tempo.

Veja o meu guia para começar uma nova dieta ao longo de duas semanas, sendo assim uma maneira de o ajudar a manter o seu novo plano de dieta equilibrada e assim alcançar resultados visíveis”.


  1. Comprometa-se por escrito com o seu plano.
  2. Escreva todas as razões que o levam a querer melhorar a sua forma e coloque essa lista num local visível todos os dias. Lembre-se das suas razões quando sentir que o seu empenho começa a esmorecer.

  3. Planeie todas as refeições e snacks.
  4. Ok isto pode ocupar algum tempo, mas acredite que os resultados vão valer a pena. Quando passa para o papel o seu plano detalhado de refeições, o compromisso reforça-se. Planear as refeições tem também a grande vantagem de poder comer o que gosta, sendo uma grande ajuda para a lista de compras do supermercado.

  5. Livre-se dos alimentos que não estão incluídos no seu plano de refeições.
  6. Assim que decidir quais os alimentos que vão fazer parte da sua alimentação, é importante livrar-se de todos aqueles que possam ser uma tentação. Vá ao frigorífico/dispensa e retire os alimentos que não estão no seu plano e que possam ser uma tentação nas alturas em que a sua motivação esmorecer.

  7. Coma cinco vezes por dia.
  8. Tente fazer três refeições e dois lanches diariamente, planeando comer em intervalos de 3-4 horas. É mais fácil comer pequenas quantidades, quer às refeições quer aos lanches, quando sabe que voltará a comer em breve. Pode fazer os lanches a meio da manhã e a meio da tarde ou à noite. Mas lembre-se de planear com antecedência para não acabar por só ter à disposição snacks pouco saudáveis e ricos em calorias.

  9. Faça todas as refeições em casa.
  10. Comer fora pode ser muito conveniente, mas terá muito mais controlo se preparar tudo em casa durante as primeiras semanas do seu novo plano de refeições. Poderá ser muito difícil calcular as calorias que ingere quando come fora de casa (normalmente não é possível saber a 100% os ingredientes ou o tamanho das doses). Quando prepara as suas refeições é muito mais fácil controlar as calorias que consome.

  11. Substitua duas refeições diárias por um substituto de refeição.
  12. Os substitutos de refeição podem ter muitas formas, incluindo os batidos Fórmula 1 da Herbalife®. São bastante práticos, pois permitem-lhe controlar as doses e as calorias, sendo ao mesmo tempo nutricionalmente equilibrados. São deliciosos também, o que é uma grande ajuda para que não se sinta como se estivesse a privar-se de comida saborosa. Se o seu objetivo é controlar o peso, há muitas pessoas para quem normalmente é mais fácil começar a dieta substituindo duas refeições por um batido, fazendo ao jantar uma refeição equilibrada.

  13. Repita o menu diariamente.
  14. Quando se começa a disciplina é essencial. E é por essa razão que muitas pessoas acham que repetir o menu todos os dias ajuda. Planeie o que vai comer, quanto vai comer e calcule as calorias de forma a saber exatamente o que ingere diariamente. Quando não tem de tomar decisões sobre o que come, não tem de se preocupar em cometer erros na contagem das calorias ou ser tentado por qualquer outra alternativa menos saudável.

  15. Coma mais legumes do que fruta, e mais fruta do que alimentos ricos em amido.
  16. Nas duas primeiras semanas esforce-se por obter a maior parte dos hidratos de carbono a partir dos legumes. Limite o consumo de fruta a uma ou duas peças por dia e evites os amidos. Os vegetais são pobres em calorias mas são nutritivos e podem deixar-nos saciados. Carregue nas saladas e nos legumes cozidos. Reserve a fruta para os lanches, adicione-a aos seus batidos ou coma-a a seguir à refeição.

  17. Comece o almoço e o jantar com uma salada.
  18. Quando inicia as refeições ao almoço e ao jantar com uma salada ligeiramente temperada, começa a sentir-se satisfeito sem o consumo de muitas calorias. Os vegetais ocupam muito espaço no estômago, por isso, começar a refeição com uma salada pode ajudar a controlar o tamanho das doses de toda a refeição.

  19. Comece por beber um copo de água a cada refeição.
  20. Um copo de água não é algo que o faça sentir-se muito “cheio”, nem por muito tempo, mas são muitas as pessoas que consideram uma ajuda. E como muitas pessoas não bebem a quantidade de água que deveriam, começar cada refeição com um copo de água poderá ajudar a estabelecer este hábito saudável.”


Susan Bowerman é Diretora de Formação Nutricional da Herbalife. Susan é Nutricionista certificada e especialista em nutrição desportiva

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 23-08-2017 04:59:05 | NAMP2HLASPX03