Como evitar as calorias vazias

Print
Como evitar as calorias vazias

De uma forma simples, as calorias vazias são calorias presentes nos alimentos que – regra geral – não têm qualquer valor nutricional, mas que podem contribuir para um rápido aumento de peso. A maior parte das gorduras saturadas e dos açúcares adicionados são considerados «vazios» porque não oferecem quase nada – ou mesmo nada – ao organismo, ao contrário do que acontece com as vitaminas, minerais, fitonutrientes ou fibras.

Para complicar um pouco, os alimentos com “calorias vazias” são, por vezes, designados como alimentos com “alto teor de energia”, o que na verdade, soa muito melhor do que é na realidade. Apesar de soar bem, “alto teor de energia” é simplesmente uma forma simpática de dizer “rico em calorias”, uma vez que as calorias do alimento serão convertidas em combustível (energia) para o corpo.

Portanto, um alimento com “alto teor de energia” é um alimento que contém muitas calorias, num volume relativamente pequeno. Um bom exemplo são as mais de 300 calorias existentes numa mão cheia de batatas fritas – muitas calorias e valor nutricional reduzido.

Fontes habituais de calorias vazias

Algumas fontes de calorias vazias são facilmente reconhecíveis – por exemplo os refrigerantes ou as tabletes de chocolate. Mas a questão das calorias vazias nem sempre é assim tão óbvia, como por exemplo as 5 colheres de chá de gordura escondidas no queque de frutos vermelhos ou as 8 colheres de açúcar no café.

As bebidas com açúcar são um dos fatores que mais contribui para as calorias vazias, não apenas os refrigerantes e o café, mas também os chás demasiado doces e os sumos de fruta. O mesmo aplica-se aos doces, molho para as waffles, mel e conservantes. Os alimentos com gordura, como as batatas fritas e os molhos para as saladas contêm, essencialmente, calorias vazias. O mesmo acontece com as sobremesas – a maior parte dos bolos não é equilibrada, pois contêm uma grande quantidade de açúcar e gordura.

Troque Alimentos com Calorias Vazias por Alimentos Ricos em Nutrientes

Ingerir calorias que não necessita é apenas um dos problemas das calorias vazias – existe outra questão igualmente importante. Quando ingere alimentos ricos em gorduras e açúcares o estômago deixa de ter espaço – isto é, elimina o espaço necessário para todos os alimentos que lhe fazem bem e que lhe oferecem bons nutrientes..

Em suma, a solução passa pelo seguinte: uma vez que os alimentos com calorias vazias têm muitas calorias e poucos nutrientes, deve concentrar‑se nos alimentos exatamente opostos. Deverá ingerir mais alimentos com abundância de nutrientes e com um índice calórico relativamente baixo.
Estes alimentos «ricos em nutrientes» – como os legumes, frutas e proteínas – oferecem uma nutrição equilibrada e também, mas de modo comedido, calorias.

Os alimentos ricos em nutrientes são bastante mais fáceis de identificar. Uma vez que as gorduras saturadas são ricas em calorias (existem cerca de 40 calorias numa pequena porção de manteiga), trocar alimentos com elevado teor de gordura por alimentos com baixo teor de gordura é uma forma fácil de aumentar a quantidade de nutrientes que ingere e de cortar nas calorias vazias. Trocas simples ‑ substituir o leite gordo por leite meio‑gordo ou cozinhar peito de peru em vez de vaca – é uma excelente forma de começar.

Outra pista para identificar se os alimentos são ricos em nutrientes é o teor de água. A água adiciona volume – mas não calorias – aos alimentos como a fruta e legumes, tornando‑os relativamente baixos em calorias. Além disso, têm muitas vitaminas, minerais, fitonutrientes e fibras. Por isso, comece a sua refeição com uma salada verde ou com uma sopa de vegetais – e comece a ingerir alimentos baixos em calorias. Faça lanches de fruta fresca ou legumes, e adicione estes últimos a todos os pratos que quiser – por exemplo, sopas, guisados, estufados e massas – aumentando assim o valor nutricional.

Porque a Densidade dos Nutrientes é Tão Importante

Recomendo sempre que consumam as calorias de uma forma sensata e que apostem nos alimentos com maior valor nutricional, mas esta recomendação é particularmente importante para quem tem necessidades calóricas relativamente baixas. Uma mulher que mantenha o peso consumindo 1400 calorias por dia, terá de fazer uma seleção de alimentos cuidadosa, para conseguir dar resposta a todas as necessidades nutricionais do organismo sem aumentar de peso. No entanto, mesmo os que têm necessidades calóricas mais elevadas não devem pensar que têm uma grande vantagem, continua a ser essencial dar prioridade a alimentos nutricionalmente ricos, sempre que possível.

por Susan Bowerman, MS, RD, CSSD. Susan é consultora da Herbalife.

Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 26-06-2017 06:55:54 | NAMP2HLASPX01