Envelhecer com bem-estar – Porque o treino de força e a proteína

Print
Healthy ageing – why strength training & protein c
Nos nossos dias, homens e mulheres estão constantemente à procura de dicas para combater o envelhecimento. Por esse motivo a ciência dedica-se a estudar os efeitos do envelhecimento sob as mais variadas perspetivas. Muita da atenção está a ser focada na importância da massa muscular para nos mantermos saudáveis à medida que envelhecemos, e isto porque ter uma massa muscular adequada pode-nos ajudar a manter fortes e ativos à medida de envelhecemos, possibilitando assim a manutenção de um equilíbrio adequado que pode prevenir quedas. E como ter mais massa muscular magra significa uma maior queima de calorias mesmo durante o sono, deverá também ajudar-nos a manter a forma!

A ausência de cuidados em relação aos nossos músculos poderá provocar uma perda de força e de resistência. É como um ciclo vicioso: os músculos tornam-se mais fracos e tendemos a diminuir o exercício. Como resultado, a nossa perda muscular implica que queimamos menos calorias o que, em conjunto com um decréscimo de atividade, poderá ter como consequência um aumento do peso.

A genética e a atividade física desempenham o seu papel na quantidade de massa muscular que perdemos à medida que envelhecemos. Mas enquanto não podemos mudar a nossa genética, o treino de força e o consumo diário adequado de proteínas poderá contribuir para abrandar o processo de perda muscular

O treino com pesos é o método de exercício por excelência para a manutenção e construção muscular, e que não só pode ajudar a aumentar o tamanho dos músculos e a força (mesmo para jovens nos seus 60’s, 70’s e mais…), mas que também contribui para aumentar o poder muscular. Mas ainda existe um outro benefício: ajuda a manter a massa óssea. Procure um regime de exercício no qual, duas vezes por semana, exercite os principais grupos musculares.

Para ajudar na manutenção da massa muscular magra, temos de ingerir a proteína adequada, havendo pesquisas que referem que as pessoas com mais idade precisam de quantidades mais elevadas de proteína na sua dieta do que os jovens adultos, de forma a construir tecido muscular1. É igualmente aconselhável distribuir o consumo de proteína de forma equilibrada ao longo do dia, e não, por exemplo, privilegiar um consumo reduzido ao longo do dia e “compensar” com um jantar rico em proteína.

Tente seguir as recomendações da Filosofia da Nutrição da Herbalife e obtenha até 30% das suas calorias diárias a partir da proteína.


por Susan Bowerman, especialista em nutrição da Herbalife.
Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
Copyright © Herbalife International, S.A. Não é permitida a reprodução parcial ou total sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas e imagens de produtos exibidas neste site, salvo indicação contrária, são propriedade da Herbalife International, Inc.
 
A Herbalife é Signatária do Código de Ética das Associações de Venda Directa (SELDIA), e Membro do:
 
  • IPVD
  • FIOVDE
  • FSE
  • IADSA
  • SELDIA
  • WFDSA


pt-PT | 17-12-2017 13:35:44 | NAMP2HLASPX02