Comer para obter Energia

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Comer para obter Energia

Custa-lhe sair da cama de manhã, não consegue funcionar sem um café, sente uma fraqueza a meio da tarde e procura snacks e bebidas com açúcar para conseguir enfrentar o resto do dia. Este cenário é-lhe familiar Nunca andámos tão ocupados, somos uma geração que faz tudo – gerir a vida profissional, a vida familiar, os relacionamentos, a família e as atividades sociais… não admira que andemos exaustos! Uma boa noite de sono não basta para nos sentirmos frescos e despertos; o que comemos é igualmente importante para fornecer energia ao organismo. Optar pelos alimentos certos pode ter um grande impacto no seu bem-estar geral, mas frequentemente cuidar de nós próprios aparece no final da lista de prioridades, perante as inúmeras tarefas que temos de fazer diariamente. Substituir as soluções pouco equilibradas, como barras de chocolate, refrigerantes e cafeína, por alimentos que dão um impulso natural ao corpo, é uma forma simples de garantir que obtém energia do sítio certo!!

10 alimentos que dão energia

  1. Aveia – A aveia é uma boa fonte de cálcio, potássio e magnésio, bem como de vitaminas do complexo B, que ajudam à libertação de energia. O magnésio desempenha um papel importante na conversão dos alimentos em energia e contribui para reduzir a sensação de fadiga e cansaço. A aveia também tem um baixo índice glicémico, fornecendo ao organismo uma libertação contínua de energia. Experimente muesli, papas de aveia ou bolachas de aveia para um pequeno-almoço ideal ou lanche.
  2. Frutos Secos – Ricos em proteína, vitaminas e minerais, bem como a chamada gordura “boa”. Os frutos secos são uma ótima opção para um snack. As amêndoas contêm minerais, magnésio e cálcio que ajudam a libertar a energia; as nozes são ricas em potássio, zinco e ferro; os amendoins são uma boa fonte de vitamina B6, que ajuda o organismo a utilizar e armazenar a energia das proteínas e hidratos de carbono dos alimentos. Seja qual for a sua opção, o consumo deve ser moderado (duas colheres de sopa são a porção ideal), uma vez que os frutos secos são ricos em calorias e gordura.
  3. Fruta – Como a maioria dos frutos é uma boa fonte de vitamina C, antioxidantes e fibra, a fruta é ideal como lanche para reforço da energia. A vitamina C desempenha várias funções importantes no organismo, como ajudar a libertar a energia dos alimentos e a evitar a sensação de fadiga e cansaço. As laranjas e outros citrinos são particularmente ricos em vitamina C; as bananas também são uma excelente escolha na medida em que são uma fonte de hidratos de carbono, o combustível preferido do organismo para a produção de energia, e fonte de potássio, um elemento fundamental para o funcionamento muscular. Não existe fruta ‘má’, por isso ingira fruta variada para assim ter uma dieta alimentar rica e com o máximo de nutrientes.
  4. Legumes – As mães sempre dizem: “come os legumes, que fazem bem.” e estão certas! Os brócolos, os espinafres e as couves contêm pequenas reservas, mas muito úteis de ferro, que contribui para a redução da fadiga e cansaço e ajuda a libertar energia dos alimentos. A batata-doce é também uma excelente escolha por ser rica em energia, fornecendo hidratos de carbono e vitamina C, necessária para a libertação de energia dos alimentos e vitamina A que ajuda a manter a visão e a pele.
  5. Cereais integrais – Substituir o arroz, pão e massa brancos pelos seus equivalentes integrais vai ajudar a libertar energia dos alimentos gradualmente. Os hidratos de carbono refinados contêm muito pouca fibra e são altamente processados, ao contrário dos hidratos de carbono não refinados que são ricos em fibra, o que abranda a libertação de açúcar, não provocando aumentos e quebras de açúcar no sangue. A fibra também cria volume no estômago, o que pode ajudar a prolongar a sensação de saciedade. O arroz e o pão integrais são uma boa fonte de hidratos de carbono, ácido pantoténico (mais conhecido por vitamina B5) que ajuda o organismo a extrair energia dos alimentos.
  6. Peixe – O peixe é uma óptima fonte de proteína, bem como de várias vitaminas e minerais. O peixe gordo, incluindo o salmão, a cavala, a truta, o arenque, o atum fresco e as sardinhas, é rico em vitaminas B6, Niacina (B3) e B12, muito importantes na transformação dos alimentos em energia. O peixe também é rico em magnésio, outro mineral essencial para a produção de energia. O peixe gordo contém ómega 3, gordura saudável que é benéfica para o bem-estar do coração.
  7. Carne vermelha magra – As carnes vermelhas nem sempre são bem vistas, mas a carne vermelha magra pode ajudar o organismo a atestar as reservas de proteína e ferro. Baixos níveis de ferro podem provocar anemia, cujos principais sintomas são o cansaço, letargia e falta de energia geral. A carne também é uma das principais fontes de vitamina B12 na alimentação, contribuindo também para transformar os alimentos que ingerimos em energia.
  8. Feijão e lentilhas – O feijão e as lentilhas libertam energia lentamente e são ricos em fibra, o que torna a digestão mais lenta, sendo o fornecimento de energia mais constante. O feijão vermelho, branco e as lentilhas contêm ferro, importante para a produção de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigénio pelo organismo, contribuindo também para a redução da fadiga e do cansaço. O feijão e as lentilhas são ingredientes muito versáteis que podem ser confeccionados de várias maneiras, desde caril a sopas, e saladas, ajudando-o a sentir-se saciado.
  9. Ovos – Um dos alimentos que se pode denominar proteína completa devido ao facto de conter os 9 aminoácidos essenciais – os blocos construtores de proteína do organismo. Estes aminoácidos são fundamentais para desenvolver novos músculos e reparar tecidos danificados. Sendo uma fonte rica de proteína, os ovos são óptimos para aumentar a energia e prolongar a sensação de saciedade uma vez que libertam lentamente a energia.
  10. Alho – Ingerir muito alho poderá fazer de si uma pessoa pouco popular tudo graças ao seu odor, mas os seus benefícios já são conhecidos há séculos. Este alimento está também associado ao bem-estar do coração e ao controlo dos níveis de açúcar do sangue, e acima de tudo dá um sabor fantástico aos seus cozinhados!
Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
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pt-PT | 27-07-2017 13:02:31 | NAMP2HLASPX02