Cinco dicas para uma dieta mais equilibrada

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Cinco dicas para uma dieta mais equilibrada

Pequenas mudanças ao longo do dia podem realmente fazer uma enorme diferença na qualidade geral da sua alimentação. Pense nos alimentos que come no dia a dia e concentre-se em fazer apenas numa mudança. Se, por exemplo, substituir refrigerantes por água numa refeição, pode cortar pelo menos 150 calorias e cerca de 10 colheres de chá de açúcar por dia.

A mudança é difícil. Estima-se que sejam necessárias, pelo menos, seis semanas, ou mais, para que os hábitos antigos comecem a ser substituídos pelos novos. E, se a sua alimentação estiver dominada pela “comida de plástico”, sem consumo de frutas e legumes, ou acaba por ser um remendo de lanches e refeições rápidas e pouco planeadas, não é fácil fazer todas as mudanças que sabe que deve fazer, especialmente de uma só vez.

Seguem-se então cinco medidas simples, que pode começar a implementar hoje mesmo, para melhorar substancialmente a sua alimentação.

• Escolha uma peça de fruta para a sobremesa. Elimine os bolos e doces no final de uma refeição e procure um pouco de fruta fresca. Vantagem nutritiva: as frutas fornecem imensas vitaminas e minerais - como a vitamina C, que contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário, e de potássio, para a normal função muscular, juntamente com o fornecimento de fibra, poupando-lhe centenas de calorias ao mesmo tempo.

• Mude para pão 100% integral. Substitua o pão branco por pão integral ao preparar as suas sandes ou torradas. É fácil de encontrar nas lojas, e muitos restaurantes já oferecem pão integral como opção. Vantagem nutritiva: Uma dose extra e muito necessária de fibra.

• Duplique a dose de legumes ao jantar. Preencha pelo menos metade do prato com legumes e saladas. Quando comer fora, reduza a proporção de amido e duplique os vegetais ou, adicione-os a uma sandes. Vantagem nutritiva: densidade nutricional - estará a obter uma abundância de nutrientes, tais como vitaminas e minerais e, com baixo nível de calorias.

Vários tipos de bebida de soja, queijos e iogurtes são fortificados com cálcio. Vantagem Nutricional: Uma boa dose de cálcio para o desenvolvimento ósseo e proteína de alta qualidade.

• Aumente o consumo de peixe. O atum em lata pode ser misturado com puré de abacate para criar uma sandes equilibrada ou, desfiado sobre uma salada para obter uma refeição rápida. Se nas refeições tende a optar por carne vermelha ou frango, opte por uma versão magra ou em alternativa uma porção de peixe grelhado ou marisco. Vantagem nutritiva: o peixe contém ácidos gordos ómega 3, que contribuem para o funcionamento normal do coração. Tendem a ser ricos em proteína, mas com poucas calorias.

por Susan Bowerman, MS, RD, CSSD. Diretora de formação em nutrição da Herbalife.

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pt-PT | 26-06-2017 07:01:34 | NAMP2HLASPX02