Alimentos equilibrados para manter a saciedade

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Alimentos equilibrados para manter a saciedade

A fome 'aperta' em primeiro lugar no estômago. À medida que descem os índices de açúcar no sangue, o organismo liberta hormonas que estimulam a contração do estômago, provocando assim a sensação de fome. Mas algumas pessoas confundem fome com vontade de comer, ou seja, uma coisa é ter apetite, outra é ter fome. Para ajudar a perceber a diferença, espere até sentir uma fome razoável, para realmente reconhecer os sinais do corpo a “dar horas”, e pare de comer assim que se sentir confortável, mas não cheio.

Para apoiar o processo, integre alimentos equilibrados na sua refeição, algo que o vai ajudar a prolongar a sensação de saciedade.

Frutos Silvestres – Os alimentos ricos em fibra levam algum tempo a digerir, sendo por isso alimentos que fornecem energia constante.
Todas as frutas fornecem fibra, mas os frutos silvestres são dos que fornecem o teor mais elevado deste nutriente. Uma chávena de framboesas fornece 8 gramas de fibra – o dobro da quantidade fornecida numa maçã - por apenas 65 calorias. Durante todo o ano encontra disponíveis frutos silvestres congelados, uma boa opção para adicionar aos batidos de proteína. Pode também descongelar e colocá-los por cima de um iogurte ou queijo fresco, para uma refeição ou snack saciante.

Brócolos - Os legumes estão no topo da lista dos alimentos mais saciantes, porque são baixos em calorias, ricos em fibra e contêm um elevado teor de água. Os brócolos são dos legumes com maior teor de fibra. Uma chávena de brócolos cozinhados tem 6 gramas de fibra. Se completar o seu prato com brócolos cozinhados, estará apenas a consumir cerca de 50 calorias por chávena.

Cereais ricos em fibra - A maioria dos cereais integrais fornece-lhe uma boa dose de fibra, estes contêm também mais água do que os alimentos elaborados com cereais processados, como por exemplo as bolachas de água e sal, saciando por isso mais do que estes últimos. A quinoa destaca-se também porque tem mais proteína do que a maioria dos cereais: cerca de 8 gramas por chávena. E, ao contrário da cevada e do arroz integral que obrigam a um período de cozimento mais prolongado, a quinoa fica pronta em 15 minutos. Experimente como acompanhamento ou como base de uma salada com legumes salteados e frango grelhado.

Sopa de Legumes – A sopa de legumes é baixa em calorias e, como contém bastante água, é um alimento saciante. Iniciar uma refeição com uma tigela de sopa significa normalmente que ficará satisfeito com uma porção mais pequena do prato principal. Uma tigela de sopa de legumes é também uma ótima opção para um snack a meio da tarde.

Por Susan Bowerman, consultora da Herbalife
Integre o consumo de produtos Herbalife numa alimentação equilibrada e variada, como parte de um estilo de vida ativo e saudável. Consulte o rótulo de cada produto e siga o seu modo de emprego. Não exceda as doses recomendadas e mantenha os produtos longe do alcance de crianças.
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pt-PT | 22-06-2017 10:07:24 | NAMP2HLASPX01